Artigo

A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola

RESUMO

Este artigo discute como se configura a ação administrativa do diretor de escola básica diante dos fins da educação e do produzir pedagógico. Traz-se uma concepção conservadora com métodos e princípios idênticos aos da administração empresarial capitalista, e o confronto com uma concepção progressista, que leva em conta a condição cultural e histórica do trabalho pedagógico. Adotando-se esta última concepção, se analisa a direção escolar na sua condição técnica e na sua condição política.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2010
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 36; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição