PALAVRA-CHAVE BUSCADA
5 resultados encontradosTipo de Documento
ITENS DO OBSERVATÓRIO
A escola brasileira e as desigualdades conforme o território
- 04/09/2018
- Radar de Imprensa
Compreender e reconhecer o território para que os sujeitos entendam suas próprias histórias e, assim, construam sua identidade. Para a educação integral, não há aprendizagem com sentido quando esta não considera o território onde a escola está inserida. É a partir do estreitamento deste vínculo que a cultura local ganha as salas de aula e a própria escola in...
TAB #167 - Os muros da escola
- 30/07/2018
- Radar de Imprensa
Os muros da escola Os desafios de jovens transgêneros para sobreviverem aos pátios e salas de aula no Brasil PUBLICIDADE 5 Aos 10, Isadora era uma garota como qualquer outra. Ou quase. Ela estudava perto da sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo, em uma escola particular que seguia a pedagogia Waldorf, abordagem multidisciplinar de origem alemã. Cheia de en...
Como a diversidade se traduz em desigualdade na escola brasileira
- 23/07/2018
- Radar de Imprensa
Ainda recentemente, antes do ano 2000, as crianças das comunidades indígenas dos Baniwa e Coripaco, no Alto do Rio Negro (AM), frequentavam escolas de missionários evangélicos e católicos, onde aprendiam, entre lições de Língua Portuguesa e Matemática, sobre como o seu modo de viver era “errado”. “Eles diziam que não podíamos mais falar a nossa língua porque...
Chance de aprender é maior quando estados e municípios são parceiros
- 11/12/2017
- Radar de Imprensa
Quais práticas contribuem para o sucesso educacional de uma cidade ou estado? Conforme dados divulgados pela segunda edição do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), políticas integradas, ações preventivas e equilíbrio na autonomia das escolas são alguns dos fatores que fizeram a diferença para os municípios que se destacam entre os melhores ...
Inclusão na educação exige combater a pobreza e medir a aprendizagem
- 06/11/2017
- Radar de Imprensa
Conhecimento Transforma Relatório do Banco Mundial mostra que a educação depende de políticas de assistência social e de ações efetivas, baseadas no conhecimento profundo das populações vulneráveis 06/11/2017 - 07h00min Atualizada em 06/11/2017 - 14h15min Sem conexão Marcos Porto / Agência RBS Quando o tema da inclusão na escola é debatido, a ligação é diret...