Ilustração
Desafio: O que fazer para melhorar a relação das famílias com a escola?

Visita aos estudantes e suas famílias

Resumo da solução

O calendário do Estado do Espírito Santo já possuía O dia da família na escola, mas a E. E. E. F. M. Job Pimentel (Mantenópolis-ES) percebeu a necessidade de ampliar essa relação, mantendo um espaço de diálogo constante. Em 2017, portanto, foi realizada o projeto Escola de família, uma série de visitas aos estudantes e suas famílias. O projeto foi dividido em três etapas: escolha dos estudantes prioritários, realização das visitas e reflexão, com encaminhamentos de ações internas e externas. A ação foi realizada de forma experimental e visitou 75 estudantes, abrindo caminho para o estreitamento dessa relação tão importante para o processo de aprendizagem.

 

 

Descrição completa da solução:

É no âmbito escolar e familiar que o sujeito se prepara para o convívio em sociedade. Assim, para que a criança tenha bom desempenho no processo de desenvolvimento social, a escola e a família precisam trabalhar coletivamente. Entendendo a importância da família para o bom desempenho no processo de aprendizagem, é função da instituição de ensino incentivar e propiciar a participação dos familiares no seu cotidiano.

O calendário do Estado do Espírito Santo já possui O dia da família na escola, que tem como objetivo contribuir com ações educativas que fortaleçam e aprofundem esta relação, aproximando as famílias das ações pedagógicas e buscando o diálogo com a comunidade, definindo limites, possibilidades e responsabilidades de cada um no processo de aprendizagem.

A escola percebeu a necessidade de ampliar a relação com as famílias dos  estudantes para aumentar seu comprometimento e favorecer seu aprendizado. O melhor caminho para essa parceria é possibilitar um espaço de diálogo em que os responsáveis possam falar e opinar sobre todos os assuntos e ter suas dúvidas a respeito do trabalho realizado pela escola esclarecidas.

Em 2017, foi realizada a ação Escola de Família, uma série de visitas aos estudantes e suas famílias. O projeto foi dividido em três etapas: escolha
dos estudantes prioritários (aqueles com risco de reprovação ou em situação de vulnerabilidade social), realização das visitas e reflexão, com encaminhamentos de ações internas e externas.

A proposta é de pensar a aprendizagem a partir da realidade dos estudantes, possibilitando o encontro de realidades distintas e a busca das raízes da comunidade escolar. Durante o desenvolvimento da ação, pôde-se perceber o envolvimento, a alegria e o interesse dos estudantes em receber a visita. Isto motivou a equipe pedagógica a pensar em ações educativas de forma integrada, estimulando o interesse dos estudantes.

A ação foi realizada de forma experimental e visitou 75 estudantes, abrindo caminho para o estreitamento dessa relação tão importante para o processo de aprendizagem. Os pais também sentiram diferença no empenho e na animação dos filhos em aprender após a aproximação dos professores no cotidiano deles fora da escola.

Novas iniciativas estão previstas com o intuito de aprofundar a relação da escola com a família, além da continuidade das ações já implementadas. O objetivo é fazer com que os pais se sintam mais à vontade para dar sugestões de melhorias e aumentar o comprometimento dos estudantes. A parceria proporciona uma reflexão sobre os papéis desempenhados pelas duas instituições na formação dos jovens.


Depoimento por: Rodrigo Vilela Lucas Martins (Gestor), Deusynéia de Freitas Rodrigues (CoordenadorA), Maria Martins de Laia Souza (Professora)
Instituição: E. E. E. F. M. Job Pimentel )

TEMAS TRABALHADOS:

Relação Família-Escola

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Espírito Santo (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?