Ilustração
Desafio: Veja ações de escolas que combinaram ação socioambiental e aprendizagem

Projetos interdisciplinares para consciência ambiental

Resumo da solução

Os alunos do colégio Desembargador Dilermando Meireles, no município do Novo Gama (GO), apresentavam baixo rendimento na área de exatas. Foi aí que surgiu a ideia de adotar uma proposta pedagógica multidisciplinar, com foco no incentivo à iniciação científica, aliando conhecimento, consciência ambiental e sustentabilidade. Os professores de biologia, química, física e matemática passaram a orientar os alunos em projetos de robótica, energia e meio ambiente. A iniciativa deu origem a uma horta que fornece alimentos servidos na escola. As notas dos alunos melhoraram, assim como seu envolvimento nas atividades escolares.

 

 

Depoimento completo:

O baixo rendimento de nossos estudantes no ramo de Exatas nos fez estudar soluções para tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e despertar o interesse dos jovens pelas disciplinas. Em reunião entre a direção, a coordenação e os professores da área surgiu a ideia de adotar uma proposta pedagógica multidisciplinar, com foco no incentivo à iniciação científica, aliando conhecimento, consciência ambiental e sustentabilidade. Assim nasceu a Biotec.

A prática consiste em um trabalho conjunto dos professores de Biologia, Química, Física e Matemática para orientar os estudantes a desenvolverem projetos nos segmentos de robótica, energia e meio ambiente. Os jovens atuam durante todo o processo, iniciando pela pesquisa, passando pela elaboração, produção e execução dos experimentos. A culminância se dá com a apresentação dos protótipos, quando fazem a demonstração das funcionalidades de suas invenções.
A combinação de tecnologia e preservação do meio ambiente, requisitos exigidos para os projetos, encontrou na criação de uma horta a sua principal aplicação. Hoje já colhemos alimentos que são utilizados nos lanches da escola. A iniciativa foi tão bem-sucedida que já definimos para a próxima edição da Biotec o desafio da implementação de um sistema de irrigação automática da horta.
Antes do lançamento da ação, os estudantes estavam desmotivados e resistentes ao estudo das disciplinas, entregando trabalhos produzidos com desleixo, de maneira desinteressada, e acumulando resultados insatisfatórios nas avaliações internas. Havia também uma falta de compromisso e responsabilidade em relação à preservação do patrimônio físico da escola.
A aplicação de uma metodologia mais dinâmica e criativa provocou melhoria nas notas, que incluíram as recebidas pelos projetos, elevando o desempenho em todas as disciplinas de Exatas. Foi evidente o empenho e engajamento tanto dos professores como dos estudantes durante todo o processo que envolveu a prática. Além disso, hoje os estudantes se preocupam em cuidar das instalações da escola e, principalmente, da horta.
A iniciativa contou com a participação ativa da direção, que acompanhou todo o trabalho fornecendo o suporte necessário para a execução, incluindo o financeiro. Já a coordenação atuou na organização do calendário escolar, reservando o período mais adequado para a realização da ação de modo a não prejudicar o cronograma de estudo dos conteúdos curriculares.
Não foram necessários recursos financeiros substanciais, uma vez que o principal pedido feito pelos professores foi que os protótipos fossem desenvolvidos com materiais reciclados. Também foram oferecidos materiais didáticos para auxiliar os jovens no desenvolvimento das experiências.
Aprendemos com a Biotec que, hoje em dia, os estudantes são muito visuais e preferem as atividades práticas no processo de aprendizagem. E acreditamos que outras escolas possam replicar a iniciativa com facilidade, pois o trabalho quase não tem custo e ainda oferece uma oportunidade de mobilização de toda a escola, com impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.
Depoimento por: Natanael Gomes


Depoimento por: Natanael Gomes da Silva (gestor) e Bruno Araújo Friderichs (professor)
Instituição: C.E. DESEMBARGADOR DILERMANDO MEIRELES)

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Cadernos de Boas Práticas em Gestão Escolar de Goiás (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?