Ilustração
Desafio: Como diminuir a indisciplina?

Diálogo com a comunidade

Resumo da solução

Diante de um quadro de abandono, desmotivação e indisciplina, a equipe gestora da U. E. São Sebastião (Teresina-PI) propôs várias iniciativas para promover o diálogo. Entre elas estava a formação de um comitê com  estudantes, professores, funcionários administrativos e representantes de comunidade externa para elaborar um regimento interno que definisse a normativa disciplinar da escola. Outras ações foram audiências públicas com a participação da associação de moradores, comunidade escolar, pelotão escolar, Delegacia da Mulher, Promotoria, Secretaria de Educação do Piauí e da 21ª Gerência Regional de Educação, com o propósito de conscientizar a todos sobre o cenário em que a escola se encontrava e formar alianças para a superação dos problemas.

 

 

Depoimento completo:

O estado crítico em que se encontrava a escola em 2016, quando assumimos a gestão, motivou um desejo de mudança. Nossa primeira iniciativa foi criar um observatório permanente para verificar o contexto escolar, identificar as principais dificuldades no funcionamento da instituição e de permanência do alunado na escola, assim como avaliar os resultados internos e externos dos estudantes.

O quadro era de abandono. As equipes docente e administrativa estavam desmotivadas; o corpo discente, desacreditado. A evasão escolar superava 50%; a escola trabalhava sem disciplina e havia um alto índice de violência, com registro até de invasão à mão armada.

Nesse contexto, como resgatar a credibilidade da escola junto à comunidade e fazê-la acreditar que a transformação era possível?

Foi necessária a mobilização de vários seguimentos. Realizamos duas audiências públicas com a participação da associação de moradores, da comunidade escolar, do pelotão escolar, da Delegacia da Mulher, da Promotoria, da Seduc e da 21ª GRE, com o propósito de conscientizar a todos sobre o cenário em que a escola se encontrava e formar alianças para a superação dos problemas.

Mostramos a importância de elaborarmos um regimento interno que definisse a normativa disciplinar da escola. Essa iniciativa levou à formação de um comitê com  estudantes, professores, funcionários administrativos e representantes da comunidade externa para elaborar o documento.

A violência exigia medidas urgentes e foi garantida a permanência diária do pelotão escolar por um período de 60 dias, o que trouxe um clima de tranquilidade. Lançamos também três projetos: Nós queremos a paz, e você?, Qual o seu talento? e Semana de Arte, buscando a conscientização sobre a segurança e oportunidades para os jovens mostrarem suas habilidades, melhorando a autoestima e atuando com protagonismo. Com a equipe docente e administrativa, fizemos reuniões pedagógicas com reflexões sobre o compromisso com o ensino e o trabalho em equipe.

O novo modelo abriu as portas para um diálogo sistemático que fortalece a nossa prática pedagógica. A direção se reúne regularmente com os estudantes para conhecer os problemas detectados por eles e apoia suas iniciativas quando são pertinentes ao convívio escolar. Estudantes com dificuldades de comportamento recebem tratamento individual com rodas de conversas semanais.

O avanço foi significativo. De 2016 para 2017, o índice de aprovação subiu de 36,3% para 55,16%; o de retenção caiu de 13,1% para 5,8%; e a evasão, que correspondia a 50,6% dos  estudantes, passou para 39,2%. Ainda em 2016, tivemos nove estudantes aprovados no Enem, motivando os demais a seguirem o mesmo caminho e fazendo os professores verem mais sentido em sua atuação. Os docentespassaram a buscar estratégias para melhorar a sua prática em sala de aula.

Sabemos, porém, que o processo é contínuo e requer um trabalho árduo de conquista e conscientização. É necessário um investimento maior em tecnologias não apenas referentes a equipamentos, mas também relacionadas à qualificação de todos os segmentos da escola, além de um engajamento maior das famílias no processo educativo.


Depoimento por: Deliane de Maria Nascimento Mendes (gestora) e Regina Lúcia Sousa Mendes (coordenadora pedagógica)
Instituição: U.E. São Sebastião)

TEMAS TRABALHADOS:

Indisciplina; Gestão participativa; Relações com a comunidade; Clima escolar

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?