Topo

Weintraub diz que deu "probleminha" no Saeb, mas descarta riscos ao exame

O ministro da Educação, Abraham Weintraub - Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Educação, Abraham Weintraub Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

03/10/2019 16h59

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou hoje os atrasos na impressão das provas do Saeb, avaliação da educação básica realizada em todo o país, como um "probleminha". O ministro, no entanto, descartou riscos para a aplicação do exame, previsto para acontecer entre 21 de outubro a 1º de novembro.

Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo aponta que funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pela prova, chegaram a informar coordenadores estaduais de avaliação da possibilidade de não entregar todas as provas a tempo da aplicação. Isso porque, apesar de o cronograma prever a aplicação a partir do dia 21, as provas teriam começado a ser impressas apenas na semana passada.

Hoje, após ser questionado durante uma entrevista concedida a jornalistas, Weintraub disse que o tema não o preocupa. "Sobre o Saeb, parece que deu algum probleminha aí, mas não é nada que me preocupe, não", afirmou. "Até recebi uma mensagem aqui, mas está sossegado. [Não tem] nenhum risco para os trabalhos."

O ministro também fez questão de dizer que "está tudo sob controle" para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão aplicadas dentro de um mês. A impressão do Enem é feita pela gráfica Valid, a mesma responsável pelas provas do Saeb.