Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Websérie com participação de jovens aborda tema da saúde mental

Com participação de jovens do Programa Adolescente Saudável, da ONG Plan International Brasil, a Websérie Saúde no Rolê inicia nova temporada com um episódio sobre juventude e saúde mental. O segundo episódio, a ser lançado em outubro, terá foco em Gênero e Saúde.

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos. Para Angelica Duarte, coordenadora de projetos da Plan International Brasil em São Paulo, é importante a presença dos jovens tanto na apresentação quanto nos espaços de gravação da websérie.

PUBLICIDADE

"Assim, promovemos o protagonismo deles e ajudamos a fortalecer suas habilidades de comunicação como educadores pares, que têm o papel de multiplicar o conteúdo para outros jovens", afirma Angelica.

Saúde mental

O primeiro episódio da série conta com a participação da influenciadora Ellen Valias, conhecida como Atleta de Peso, que explica a importância do estilo de vida na garantia da saúde mental. "A atividade física melhora a saúde mental e o bem-estar porque libera serotonina, que é o hormônio da felicidade, que faz você se sentir bem", diz Ellen. "A gente precisa falar para as nossas crianças, ter isso na educação desde pequeno", continua.

Para a psicóloga Milena Reis, que também integra o elenco, a prática de exercícios, a alimentação balanceada e uma boa noite de sono formam os três pilares fundamentais na prevenção de doenças como ansiedade e depressão.

Publicidade

Uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Psychiatry apontou que o exercício físico regular pode reduzir em até 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade. "É importante a gente pensar nesses três pilares. E por quê? Porque os adolescentes vão envelhecendo, e a alimentação, o sono e a atividade física viram hábitos", argumenta a psicóloga.

A iniciativa é realizada em parceria com a AstraZeneca. Em 2019, o programa lançou os primeiros quatro episódios sobre gravidez na adolescência, consumo de álcool e tabaco, alimentação saudável e não saudável e atividade física.

Confira o primeiro episódio da nova temporada:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.