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Colunistas convidados escrevem para a editoria de Opinião do GLOBO.

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Artigos escritos por colunistas convidados especialmente para O GLOBO.

Por Priscila Cruz, Olavo Nogueira Filho e Lucas Hoogerbrugge

É comum ouvirmos que no Brasil as escolas vão mal e que os políticos não se importam. A despeito do forte interesse pela educação, segunda colocada nas prioridades dos eleitores, segundo a pesquisa recente da CNI, poucos se veem representados nas propostas dos candidatos, e o que prevalece é a descrença. Mas por aqui trazemos uma mensagem destoante. Neste Brasil de 2022 há muitos candidatos país afora que estão fortemente comprometidos com a educação — e em todo o espectro político. 

Em 2018, o quadro não era bem esse. Quando o Todos Pela Educação conversou com presidenciáveis e candidatos a governador para apresentar a primeira edição da agenda do Educação Já, documento que traz recomendações para subsidiar a ação do poder público na educação básica, sentíamos que o assunto estava no debate, como costumeiramente, mas que o nível da discussão ainda precisava de muito aprofundamento. Infelizmente, alguns até defendiam o indefensável, com propostas muito distantes do que realmente precisávamos para o país. Não por acaso, o único presidenciável com quem não conversamos à época foi Jair Bolsonaro, que apresentava propostas estapafúrdias para a área e marcou os últimos quatro anos na educação com  omissões, ataques e cortinas de fumaça. 

Nos últimos seis meses, à luz de um novo pleito, o time do Todos conversou cara a cara com mais de 100 lideranças políticas de todo o espectro partidário em 14 estados. Entregamos nas mãos dos principais candidatos a governador a edição atualizada do documento Educação Já e estivemos nas escolas para dialogar com centenas de estudantes e professores, gestores escolares e secretários de Educação. Falamos com mais de 40 candidatos de todo o espectro partidário. Dialogamos com 18 partidos das mais diferentes nuances ideológicas, e nossa principal sensação é que, desta vez, há algo diferente no ar. Cada vez mais, os compromissos são mais antenados às reais necessidades de professores e estudantes e aos caminhos já conhecidos que nos trarão mais chances de mudar o jogo na educação.

O que encontramos, em grande medida, são candidatos comprometidos com políticas robustas de primeira infância, preocupados em apoiar os municípios na alfabetização e pensando em como fortalecer seus modelos de ensino médio, expandindo o tempo integral e ampliando o leque de oportunidades dos jovens por meio da educação profissional. Ainda existem muitas candidaturas defendendo propostas retrógradas e descoladas de qualquer necessidade real da educação, mas elas foram a minoria.  Na sua maioria, os candidatos estavam preocupados com a melhoria da gestão, da distribuição dos recursos e do estabelecimento de boas políticas pedagógicas e de fortalecimento dos profissionais. Para nossa boa surpresa, foram muitos os candidatos que quiseram ouvir em detalhes o que está sendo feito nos estados que consolidaram práticas de maior êxito na última década. E foram poucos os que não reconheceram a importância de um pacto urgente pela recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes após a pandemia.

Apenas promessas não garantirão aprendizagem, mas sabemos da importância de compromissos direcionados para o lugar certo. Por aqui, o Todos seguirá trabalhando com as melhores evidências disponíveis para pautar os agentes públicos e a esperança de dias melhores. E seguiremos monitorando e cobrando, porque nossas crianças não podem mais se dar ao luxo de promessas que não saem do papel.

E a você, leitor, pedimos: vote! 

Vote em quem defende propostas que de fato vão melhorar nossas escolas e ajudar a construir um país mais próspero, justo e desenvolvido. Também está nas suas mãos fazer com que esses compromissos saiam do papel.

*Priscila Cruz é presidente executiva e cofundadora do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho é diretor executivo do Todos Pela Educação, Lucas Hoogerbrugge é líder de relações governamentais do Todos Pela Educação

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