Por Mônica Silveira, TV Globo


Voluntários revitalizam escola pública na Zona Norte do Recife

Voluntários revitalizam escola pública na Zona Norte do Recife

Cinco escolas públicas do Recife terão bibliotecas reformadas, paredes pintadas e áreas decoradas por voluntários. A primeira delas a ser contemplada por essa ação da ONG Visão Mundial foi a Escola Municipal Pedro Alcântara, no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte da cidade, que recebeu esse trabalho de revitalização neste sábado (17). (Veja vídeo acima)

No local, estudam 164 crianças de 5 a 12 anos, além de uma turma de educação de jovens e adultos. Ao todo, 25 pessoas se inscreveram na internet para participar da campanha “Doe uma escolha”, que aceita doações de tempo e de dinheiro.

A aluna Taís Reis, de 10 anos, é uma das participantes do mutirão. “Eu gosto muito da escola, quero que ela mude, fique mais bonita”, afirma. O estudante Felipe de Oliveira, de 10 anos, também acha que a escola precisa de melhorias. “As paredes estavam descascando”, conta.

Voluntários ajudam na jardinagem de escola no Córrego do Jenipapo — Foto: Reprodução/TV Globo

O porteiro José Hamilton da Silva saiu de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, para fazer a parte dele como voluntário na ação. “Eu decidi doar o meu tempo para ajudar essa escola e as crianças para que elas possam ter um momento de recreação melhor. Isso me faz muito bem, eleva o meu coração, porque ajudar o próximo é a melhor coisa”, salienta.

Pintar os muros, montar um parque e criar um jardim são alguns dos serviços realizados no local. A estudante Raquel Simões integra a equipe de voluntários da jardinagem. “Eu sempre quis ajudar as pessoas e essa oportunidade foi essencial para realizar esse sonho. Gostei da missão de poder trazer algo lúdico para as crianças e fazer o local ficar muito bonito”, ressalta.

A Visão Mundial é uma organização não governamental presente em mais de 100 países e que está no Brasil há 42 anos, sempre focando na proteção das crianças.

Pintura dos muros da escola é outra atividade desenvolvida no mutirão — Foto: Reprodução/TV Globo

"A gente sente uma necessidade de chamar a atenção da sociedade para essa dificuldade que as escolas públicas têm de oferecer um ambiente adequado para promover a aprendizagem das crianças e do poder público para que se mobilize a atender e ofertar essa escola pública de qualidade que as crianças precisam para garantir a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento pleno", ressalta a assessora de educação da ONG, Andrea Freire.

O trabalho dos voluntários para oferecer ambientes pedagógicos requalificados na escola gera satisfação. "Isso faz uma grande diferença, pois moramos em uma comunidade de muita vulnerabilidade. Os alunos não têm muitos espaços lúdicos, então vai ser muito importante para eles", comemora a gestora Aurineide Oliveira.

A campanha, que também acontece em outros estados brasileiros, é realizada na capital pernambucana até o dia 11 de abril. Quem quiser participar das próximas ações pode se inscrever na internet. (Veja vídeo abaixo)

Ação de ONG une voluntários para revitalizar cinco escolas públicas do Recife

Ação de ONG une voluntários para revitalizar cinco escolas públicas do Recife

Confira as próximas escolas a receberem a ação:

Escola Municipal Ivan Neves

  • Rua Alto do Refúgio, 250 - Guabiraba, Recife
  • 21 de março (terça-feira), das 9h às 12h

Escola União Comunitária

  • Rua Vila Aritana, 34, Sítio dos Macacos
  • 24 de março (sábado), das 9h às 16h

Escola Municipal Nova Descoberta

  • Rua Jornalista Waldete Agra, 100 - Passarinho
  • 7 de abril (sábado), das 9h às 12h

Escola Municipal da Guabiraba

  • Rua Cassiterita, 395 - Brejo da Guabiraba
  • 11 de abril (quarta-feira), das 14h às 16h

Escola Municipal Pedro Alcântara, no Recife, após ação dos voluntários — Foto: Janaína Lima/Divulgação

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1