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Volta às aulas: reforçar vínculo com aluno é lição em casa e na escola

Colégios de Niterói recepcionam turmas e professores com ações de acolhimento que incluem ioga, meditação e buquês de flores
Pelo bem-estar. Professora e alunos do colégio Miraflores fazem alongamento em sala de aula
Foto: Divulgação
Pelo bem-estar. Professora e alunos do colégio Miraflores fazem alongamento em sala de aula Foto: Divulgação

NITERÓI — Cada vez mais próximas da normalidade, após quase dois anos de pandemia, as escolas preparam ações para intensificar ainda mais o fortalecimento do vínculo com os alunos no período de volta às aulas. Iniciativas que focam na importância do afeto ganham incrementos nesses primeiros dias e devem nortear os projetos pedagógicos ao longo do ano letivo.

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Com o projeto anual de 2022 batizado de “Pontes para a cidadania”, o Miraflores, em Icaraí, fará uma série de ações voltadas para o acolhimento dos alunos e professores no retorno. As atividades começam esta semana e incluem ioga e meditação, para o início de um ano mais leve. Alguns alunos continuaram no ensino remoto até o final do ano passado.

— Escolhemos, em 2022, a ponte como símbolo das inúmeras travessias necessárias ao desenvolvimento humano. Pontes físicas, virtuais, culturais, afetivas, imaginárias e tantas outras que nos transportam de um patamar a outro, às vezes indo, outras voltando, num caminhar incessante — destaca a coordenadora pedagógica do Miraflores, Branca Portes.

No Fórum Cultural, em Itaipu, o acolhimento nesse retorno também está sendo planejado com diversas ações para promover o fortalecimento do vínculo. Com o tema “Reconecta”, o acolhimento propõe a reconexão de alunos e professores com a escola. Os professores serão recebidos com buquês de alecrim, simbolizando o bem-estar e o autocuidado. Todos os alimentos oferecidos pela escola terão ingredientes com foco na sustentabilidade. Além disso, haverá aulas de ioga, palestras e plantio de mudas.

— O Fórum inicia o ano com renovação na estrutura curricular da educação infantil ao ensino médio, validando em seu planejamento e nas ações os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU por um planeta melhor até 2030. Pretendemos ajudar as crianças a desenvolverem competências e habilidades para que se tornem sujeitos de interferências no planeta, em relações humanas em nome do bem viver e de uma conexão cada vez mais saudável — diz a diretora pedagógica, Silvana Mansur.

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