Volta às aulas contrasta com evasão escolar de 342 mil alunos

Abandono é quando mesmo matriculado, estudante não frequenta as aulas

Publicado em 07/02/2022 - 19:53 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As aulas presenciais em escolas públicas começaram nesta segunda-feira (7) em boa parte do país. Além de recuperar o tempo perdido com a pandemia, os gestores da educação precisam ainda encontrar os estudantes que abandonaram a escola no período.

Desde o início da crise sanitária, o projeto Busca Ativa Escolar identificou e rematriculou 80 mil crianças e adolescentes que estavam fora da sala de aula. A ação é uma parceria do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para Infância, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime.

Estima-se que mais de 342 mil estudantes tenham abandonado as escolas no Brasil, principalmente no ensino médio, como destacou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.

Um dos estados que retomaram as aulas nesta segunda-feira (7) foi o Mato Grosso, onde existe a busca ativa por mais de 31 mil alunos. A secretária adjunta da Secretaria de Educação do estado, Alcimaria da Costa, ressaltou que, apesar de estarem matriculados em 2021, esses jovens não participaram das atividades no ano passado.  

Para a oficial de educação do Unicef no Brasil, Júlia Ribeiro, essas primeiras semanas são fundamentais para se identificar os alunos que ainda estão fora da escola.

O Unicef alerta ainda para a necessidade de reforçar a aprendizagem neste momento, pois o fechamento das escolas na pandemia teria prejudicado o ensino.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, com pesquisadores da Universidade de Zurich, da Suíça, mostrou que os estudantes de São Paulo aprenderam, nas aulas online, apenas cerca de um terço do que teriam aprendido em aulas presenciais.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo