6 fevereiro 2023 em Educação

Veja o que é preciso saber para o início do ano letivo

Começa nesta segunda-feira, 6, o período letivo de 2023 na rede municipal de ensino de São Paulo para mais de um milhão de alunos matriculados em mais de 4 mil escolas. O Expresso Bairros selecionou informações sobre calendário escolar, matrículas, compra de material escolar, transporte e trânsito para auxiliar pais e alunos nessa volta às aulas:

Calendário Escolar

O calendário escolar de  2023, divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), reúne as datas e atividades da educação da Capital. O recesso do meio do ano vai de 10 a 21 de julho e o do fim de ano, de 22 a 29 de dezembro.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mantém a Operação Volta às Aulas, realizada desde a última segunda-feira (30), nas proximidades de 107 escolas, sendo 23 da rede municipal, 10 da rede estadual e 74 particulares. Estão sendo desenvolvidas ações educativas e operacionais.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Matrículas

Estão em andamento os cadastros para matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Infantil e ensinos fundamental e médio. Segundo a Secretaria de Educação, os estudantes têm direito a vagas próximas da residência. As inscrições podem ser feitas de forma online ou presencial e dependem da disponibilidade de vagas. Para solicitar ou se matricular, acesse o link.

Transporte gratuito

Estudantes da rede municipal de ensino com até 11 anos que residem a mais de 1,5 km da unidade escolar podem integrar o Programa de Transporte Escolar Gratuito (TEG), que oferece gratuitamente transporte. Não é necessário fazer inscrição para o benefício. O sistema de matrícula classifica automaticamente quem tem direito cruzando os dados cadastrais com os critérios de atendimento.

Bilhete único para estudantes

Desde o dia 5/01, pode ser solicitado ou revalidado. O serviço oferece transporte gratuito ou meia tarifa. Podem usá-lo estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico, da rede pública ou privada de ensino que moram a uma distância de ao menos 1 km de distância da instituição de ensino. Saiba aqui como solicitar ou revalidar.

Crédito para uniformes e materiais escolares

Desde 12/01, estão liberados, via aplicativo DuePay, créditos para compra de uniformes e kits de material escolar para pais e responsáveis de estudantes da rede municipal. Já foram registradas mais de 500 mil vendas. O app pode ser baixado em Android e IOS. Os créditos valem até outubro de 2023 em mais de 280 pontos físicos para compra de uniforme e em mais de 300 para material escolar. Os locais podem ser consultados pelo link e os itens da lista conferidos neste link.

Uso de Máscara e esquema vacinal

É recomendado o uso de máscara nas unidades escolares, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios e imunossuprimidos. Em novembro de 2022, a Prefeitura de São Paulo decidiu retomar a obrigatoriedade do uso do dispositivo de proteção em transportes públicos e em serviços de saúde.