25 novembro 2022 em Cultura, Meio Ambiente

Unidades das zonas leste, sul e norte contam agora com grafites nas áreas externas

A 12ª Virada Sustentável terminou nesta quarta-feira (23), mas os moradores da Capital continuarão desfrutando das marcas deixadas pelo evento por um bom tempo. Seis unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) das zonas sul, leste e norte contam, agora, com um novo visual nas empenas das áreas externas. 

Artistas selecionados produziram grafites em alusão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com temas como fome zero, igualdade de gênero, cidades e comunidades sustentáveis, educação de qualidade, vida na água e a cultura de paz, justiça e o fortalecimento das instituições.

Um deles é da artista Mariana Pavanelli, feito no CEU Cidade Dutra, na zona sul, referente à Igualdade de Gênero. As demais unidades dos CEUs que receberam grafite são: Paraisópolis, Meninos, Lajeado, Pêra Marmelo e Jardim Paulistano.

“São inúmeras maneiras de interagir com a cidade. Diversas formas de arte: dos grandes murais às pichações. A rua talvez seja o espaço mais democrático dentro do universo artístico. Apesar de estar presente nas periferias, os grandes centros seguem sendo os lugares de maior atenção, por isso, projetos como o da Virada Sustentável são essenciais para levar arte às zonas mais afastadas.”

Confira a relação de artistas e temas: 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

CEU Paraisópolis

Artista: João Lelo
Tema: Cidades e comunidades sustentáveis

Grafite de João Lelo no CEU Pêra Marmelo, na zona norte – Crédito: Divulgação/Aterro Filmes

 

CEU Pêra Marmelo

Artista: Mzk
Tema
: Fome Zero

 

CEU Lajeado

Artista: Tec
Tema: Educação de Qualidade

 

CEU Meninos 

Artista: SHN
Tema: Paz, justiça e instituições fortes

 

CEU Jardim Paulistano 

Artista: Thaís Gil
Tema: Vida na água