Por Profissão Repórter


Violência sexual contra crianças e adolescentes: 84% das vítimas são mulheres e 71% dos casos ocorrem dentro de casa

Violência sexual contra crianças e adolescentes: 84% das vítimas são mulheres e 71% dos casos ocorrem dentro de casa

Apenas em 2021, o Brasil registrou 47 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, e segundo dados do Ministério da Saúde, 84% das vítimas são mulheres, sendo que 56% delas são negras e 71% dos casos ocorrem dentro da própria casa da vítima.

No Maranhão, o Profissão Repórter acompanhou uma ação da Defensoria Pública do estado em uma escola do bairro Vila Operária. Nela, estudantes e professores foram alertados sobre esses dados e ensinados sobre prevenção.

"A proposta da campanha é a própria juventude que é vítima da violência poder também participar das estratégias de enfrentamento. Alguns sinais dizem muita coisa. Como é a postura de uma pessoa que pode ser agressora? Você vê às vezes um adulto se insinuando para uma adolescente, fazendo um gracejo, você percebe malícia... Sabe aquele pai que às vezes é muito protetor com aquela menina? Tem ciúme dela, não deixa ela conversar com ninguém, a menina vive trancada dentro de casa? Isso pode ser um sinal. Não quer dizer que é, mas tem que chamar um alerta", orienta o defensor Davi Rafael Veras.

"A gente precisa pautar esse tema no dia a dia das nossas escolas, dos nossos espaços de discussão e da sociedade. É um absurdo a gente achar que isso não é um tema que deve ser tratado dentro de sala de aula. A prevenção, o estudo da sexualidade, tudo isso contribuí para que a gente tenha menos índices de violência sexual e, quando acontecer, a gente tenha como reprimir", acredita o defensor Gabriel Furtado.

Como a ideia era ser o mais direto possível na conversa com os estudantes, um grupo que faz parte de um coletivo de meninas foi convidado para participar da palestra e elas deram dicas:

"Quando a gente para pra pensar e cria maturidade sobre isso, a gente entende que muita coisa que existe no mundo é violência. Mas às vezes quando a gente se informa para ajudar o outro, a gente torna o mundo um lugar melhor", disse uma das jovens.

"Se vocês tem irmãs, primas, que são pequenas, cheguem e falem: olha, essa parte não pode tocar. Porque os pais não falam, a escola não fala, o posto de saúde não fala", completou outra.

Assista ao programa completo abaixo:

Edição de 20/09/2022 - Violência sexual contra crianças e adolescentes

Edição de 20/09/2022 - Violência sexual contra crianças e adolescentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!