Por Caroline Cintra, g1 DF


Coletiva de imprensa do GDF para apresentação do Plano de Urgência pela Paz nas escolas — Foto: Reprodução

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta segunda-feira (28), parte do planejamento para prevenir a violência nas escolas públicas. O programa é uma ação conjunta, de diversas pastas, em resposta ao aumento no número de casos: de acordo com o Batalhão de Polícia Escolar, até a última quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas do DF, ou seja, mais de uma por dia.

"Vamos agir não só para evitar esses casos, mas também para conscientizar e orientar os jovens e implementar a cultura de paz nas escolas. É o correto a ser feito", diz o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.

LEIA TAMBÉM:

As secretarias de Educação e de Segurança Pública divulgaram as medidas que serão implementadas no plano. Entre elas, reforço policial, prioridade nas investigações sobre violência nas escolas e até "revista" no material dos alunos, caso a escola demonstre necessidade (veja mais abaixo).

Já as secretarias de Saúde, Juventude e Justiça anunciaram que irão apresentar as ações "no decorrer desta semana".

Onda de violência em escolas de Brasília assusta pais, alunos e autoridades

Onda de violência em escolas de Brasília assusta pais, alunos e autoridades

Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz

Segundo a secretária de Educação, nesta terça-feira (29), será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a portaria criando a comissão que irá estabelecer o cronograma de ações nas escolas públicas. A pasta está preparando um documento chamado de "Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz", que deverá servir de base para a formação de professores, sobre como tratar o tema violência com os alunos.

Conforme a secretária Hélvia Paranaguá,, o material será impresso e entregue às escolas até 27 de abril. O prazo para implementação das medidas nas unidades escolares é até 6 de junho .

"É um trabalho que vai envolver toda sociedade. Como a gente chega nos pais? Através da escola. Esse manual vai orientar tudo e também vai envolver a família", diz a secretária.

Calendário anunciado pela Educação:

  • 29 de março: publicação da portaria da Secretaria de Educação no DODF
  • 30 de março: reunião de planejamento e construção do plano de trabalho com a regionais de ensino
  • 20 de abril: prazo para chegada do Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz nas escolas
  • 6 de junho: Plano de Urgência pela Paz começa a ser implementado nas escolas públicas do DF

Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola, no DF

Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola, no DF

Investigação e reforço policial

Segundo o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a pasta vai priorizar a investigação dos casos de violência nas escolas junto à Polícia Civil. Para ele, muitos conflitos entre estudantes estão sendo marcados pelas redes sociais.

"São casos graves e que merecem investigação. O foco do plano é a prevenção. Não vamos deixar de acompanhar, mas queremos antecipar, abrir investigação e responsabilizar os envolvidos. Escola não é lugar para isso", diz Júlio Danilo.

Jovem aponta arma para aluna durante briga em frente a escola no DF — Foto: Reprodução

Entre as ações da Secretaria de Segurança Pública divulgadas na tarde desta segunda-feira (28), estão:

  • Varredura: o procedimento será implementado se a escola encontrar necessidade de que seja feita a procura de algum objeto nas mochilas do estudantes. Segundo secretário, o procedimento é homologado pelo Ministério Público;
  • Proerd: retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sob coordenação da Polícia Miliar do DF;
  • Comunicação direta com o Batalhão Escolar e com o Corpo de Bombeiros: canais ainda serão divulgados pela pasta;
  • Reforço no policiamento: cerca de 700 policiais em formação poderão ser acionados para o reforço nas proximidades das escolas, "caso necessário", diz o secretário de Segurança Pública.

Regiões com escolas mais violentas

A Secretaria de Educação do Distrito Federal mapeou as 125 escolas públicas com os maiores índices de violência escolar. A pasta, apesar de não divulgar os nomes, informou que as unidades de ensino ficam em São Sebastião, Ceilândia e Plano Piloto.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!