Por Juliane Peixinho, G1 Petrolina


Bioma Caatinga — Foto: Haroldo Palo Jr/ Divulgação Fundação Grupo Boticário

Entre os dias 26 e 28 de abril acontece o VII Redescobrindo a Caatinga em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento objetiva apresentar o bioma Caatinga e as suas riquezas, além de discutir o assunto com uma percepção ambiental. A programação é extensa e abrange palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas.

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no campus Petrolina da UPE, das 15h às 21h30. As vagas são limitadas. A taxa é de R$20 por palestra e R$5 por minicursos. Estão sendo disponibilizadas 240 vagas para palestras e 60 para minicursos. O público-alvo são estudantes de Ensino Médio, universitários, profissionais da área e a comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do evento, a professora Rosimary Moura, o tema desta edição é “Educação Ambiental, Economia Circular: novas perspectivas e novos olhares para o Bioma Caatinga”. "O objetivo principal do evento é apresentar o bioma caatinga, as suas riquezas, discutir a percepção ambiental, nível superior, nível médio, comunidade em geral, com palestrantes para adquirir um novo olhar para o nosso bioma”, explica.

O evento é realizado por alunos do VIII período do curso de Biologia da Universidade de Pernmabuco (UPE) e pelo Colegiado de Biologia da instituição, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambuco ( IF Sertão-PE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de instituições privadas.

Confira a programação completa:

26/04 (Quarta-feira)

18:30 – Abertura Coral do Prof. Alan Barbosa – Prof. do IF Sertão – Campus Petrolina;

19:30 – Mesa Redonda 1. Dr. Prof. Paulo Ramos (UNIVASF ) – Educação Ambiental no Bioma Caatinga; 2.Dra. Ana Rúbia Torres de Carvalho (Promotora de Justiça de Meio Ambiente de Petrolina) – Economia Circular no Bioma Caatinga; 3. Dra. Magda Oliveira Mangabeira Feitoza (Secretaria de Educação de Petrolina) – A Educação Ambiental nas escolas públicas municipais em Petrolina: a experiência da Escola Mãe Vitória; 4. Doutoranda. Prof. Clecia Pacheco (IF Sertão Pernambucano) – Novas Perspectivas e novos olhares para o Bioma Caatinga.

27/04 (Quinta-feira)

16:00h as 17:00h – Palestra com a Dra. Aline Costa – “Diversidade da Vegetação do Bioma Caatinga”.

19:45 às 21:30 - PAINEL CERO - A agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento Sustentável para o Bioma Caatinga.

1. Prof. Alvany Maria dos Santos (UNIVASF) - RESPONSABILIDADE Social e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;

2. Flora Caatingueira e a Sustentabilidade do Bioma – Profa. Maria Herbênia Cruz Santos (UNEB);

3. Implementação da Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) no Bioma Caatinga: Desafios e Oportunidades – Ma Dhyan Shamaa – Mestranda em Cooperación al Desarrolho pela Universidad Complutense de Madrid; Pesquisadora do Centro de Innovation and Technology for Development - ITD-UPM ; Consultora FAO América Latina y el Caribe.

Mediadora: Ana Rubia Torres de Carvalho – (Promotora de Justiça de Meio Ambiente de Petrolina)

28/04 (Sexta-feira)

Minicursos:

Turnos: Tarde/Noite

Horários:14h às 18h/ 19h às 22h

01. Danilo Souza – Biólogo, Mestre em Botânica. “O processo de urbanização desordenado e as ferramentas de gestão ambiental” (Tarde e Noite).

02. Patrícia Gomes de Oliveira Bióloga - Universidade de Pernambuco - (UPE) - Mestranda em Recursos Genéticos vegetais - Universidade Estadual de Feira de Santana, (UEFS, BA) Especialização em Tecnologia ambiental nos Territórios Semiáridos - IF Sertão, PE - A educação ambiental no meio rural.

03. Carla Maria de Jesus Silva, Bióloga e Mestre em Recursos Genéticos Vegetais; Irlane Cristine de Souza Andrade Lira, Bióloga e Mestre em Recursos Genéticos Vegetais – “Biotecnologia e a proteção da biodiversidade da caatinga” (Tarde e Noite).

04. Maria Aline Rodrigues de Moura - Professora Assistente da Universidade de Pernambuco - Doutoranda em psicologia Cognitiva- UFPE – “Psicologia Ambiental: Métodos e técnicas de avaliação dos comportamentos e atitudes ambientais do homem”.

05. Dra. Aline Costa Mota – “Identificação de plantas da Caatinga utilizando caracteres organolépticos” (Tarde e Noite).

06. Augusta - Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Professora - FASJ, UPE e IESPE– Oficina - "Como trabalhar as competências socioemocionais dos alunos secundaristas - Utilizando leituras, rodas de conversas, técnicas de relaxamento, dramatizações e dinâmicas." (Tarde e Noite).

07. Catarina – Oficina - “O Sertão aos olhos de Euclides da Cunha” (Tarde e Noite).

08. Andreia Amariz – Doutoranda “Potencialidades dos subprodutos do processamento de frutas no Vale do Submédio São Francisco”(Tarde e Noite).

09. Dra. Magda Oliveira Mangabeira Feitoza (coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Petrolina) – Experiência na Prática da Educação Ambiental contextualizada nas Escolas Públicas Municipais de Petrolina (Tarde e Noite).

10. Benjamim – Aluno de Biologia da UPE - Parâmetros Fisiológicos e Bioquímicos para Avaliação do Comportamento eco fisiológico de Espécies nativas da caatinga (Tarde e Noite).

11. Hellen da Silva Santos - Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF- Mestranda do Curso de Ciências Veterinárias no Semiárido pela UNIVASF “Répteis na Caatinga: Conhecer e conservar” (Tarde e Noite).

18:00h – Lançamento do Livro Fauna do Bioma Caatinga nas Fazendas da Labrunier. Dr. Prof. Clarismar Campos Alunos - Uesley (UNEB) e Norislandia (UPE)

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1