Por G1 Vale do Paraíba e Região


Projeto estudantes de São José dos Campos

Projeto estudantes de São José dos Campos

Alunos do Ensino Médio da rede estadual de São José dos Campos participam de um projeto que busca incentivar o uso adequado da água no Brasil. Nele, têm o desafio de transmitir essa mensagem para um público específico: crianças do Ensino Básico de todo o país.

O trabalho é uma iniciativa da Rede de Ensino, Pesquisa e Educação a Distância para Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul (RedeVale), que reuniu alunos de três escolas da rede estadual de São José para criarem o projeto "Falando Sobre Águas". Os estudantes produziram, durante todo o ano letivo de 2016, folders e seis vídeos didáticos que serão exibidos em escolas brasileiras.

O projeto foi coordenado pelo professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Wilson Cabral, com recursos da Agência Nacional de Águas (ANA) e apoio de empresas de tecnologia. As escolas escolhidas para participarem do projeto foram a Elmano Veloso, a Nelson do Nascimento Monteiro e a Escola Aberta Pandavas.

Durante o ano os alunos que demonstraram interesse em participar do projeto frequentaram oficinas de produção audiovisual, animação, produção de roteiro e editoração gráfica, que foram ministradas no ITA.

"Os alunos fizeram suas próprias produções, tratando do tema água sob diversas visões. O resultado foi muito além do esperado e os alunos demonstraram um interesse e uma evolução fantástica ao longo do projeto", explicou Wilson. "Isso contribuiu não só para a capacitação dos alunos mas também para uma mudança de comportamento deles em relação à forma de lidar com a água. Todo o material produzido vai agora para um repositório da ANA para ser distribuído para escolas de todo o país", continuou.

Pesquisa

Enquanto a produção e o desenvolvimento dos vídeos e folders era ensinada nas oficinas do ITA, as pesquisas sobre o tema foram realizadas nas escolas, sob coordenação de professores.

Segundo a professora de química da escola Nelson do Nascimento Monteiro , Valquíria Martins, os alunos foram divididos em três grupos. "Cada grupo abordou um assunto dentro do tema, como gestão participativa de água e mudanças climáticas", informou.

Para o aluno Luan Gonçalves, de 16 anos, participar do projeto foi um grande aprendizado. "Foi uma oportunidade única, trabalhei com programas lá no ITA que facilitaram na produção do trabalho. Produzimos tudo com uma linguagem de fácil compreensão e divertida, espero que isso ajude as crianças", disse.

O trabalho desenvolvido pelos alunos ainda rendeu um artigo científico, que foi publicado no Encontro de Iniciação Científica (INIC) da Universidade do Vale do Paraíba. "O trabalho impactou muito a escola, incentivando outros projetos. Um exemplo disso foi o artigo publicado pelos alunos, um grande feito, que nos enche de orgulho", finaliza a professora.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?