Brasil Educação

Vestibular: principais exames de São Paulo começam nesta quarta-feira, com prova da Unicamp

Seleções da Fuvest e Unesp também serão realizadas em janeiro, além do Enem; veja as datas e adaptações para reduzir o risco de contágio pela Covid-19
Estudantes fazem aula para a prova do Enem no Rio,em 2019 Foto: Foto de Márcia Foletto / Agência O Globo
Estudantes fazem aula para a prova do Enem no Rio,em 2019 Foto: Foto de Márcia Foletto / Agência O Globo

RIO — Os exames para os principais vestibulares do estado de São Paulo começam nesta quarta-feira. As primeiras provas são a da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocorre nos dias 6 e 7 de janeiro. Seleções da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) também ocorrem neste mês, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Enem: veja 10 temas que podem aparecer na prova de redação

O calendário dos exames vestibulares foi adiado para janeiro, devido à pandemia de Covid-19. Confira as datas e adaptações com o objetivo de reduzir o risco de contágio:

Unicamp

Para evitar aglomeração, a Unicamp espalhou os 77.653 mil inscritos em dois dias de prova, em vez de um, na primeira fase, como era o habitual. Também há um número recorde de salas para aplicação dos exames, 3.381 em 62 escolas, tudo para evitar proximidade entre os concorrentes e os funcionários. A quantidade é 125% maior em comparação com o último ano.

Com esse novo esquema, nesta quarta, a instituição testa os 34 mil inscritos das áreas de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas. Já na quinta, será a vez dos 43 mil candidatos dos cursos das áreas de ciências biológicas/saúde fazerem a primeira fase do vestibular. A segunda fase está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Para diminuir o tempo de permanência, as provas têm menos questões: passaram de 90 para 72, o que gera uma redução de cinco para horas de teste. Há também menos leituras obrigatórias, que foram de 12 para sete. O foco está em conteúdos do primeiro e segundo anos do ensino médio.

Foram disponibilizados, segundo a organização, 2 mil litros de álcool em gel. Para os fiscais e profissionais de apoio, foram compradas 25 mil máscaras, como contou José Alves de Freitas Neto, diretor da comissão organizadora (Comvest), em entrevista ao G1.

Ainda para evitar a Covid-19, a Unicamp orientou que estudantes com suspeita da doença não compareçam. Há ainda um apelo para que cursinhos pré-vestibulares não promovam atividades na entrada dos locais de prova e para que a "torcida" presencial de pais e amigos seja minimizada.

Apesar dos cuidados previstos, houve momentos de aglomeração na entrada dos candidatos nesta quarta, como informou o G1. A Comvest, em nota, admitiu "um pouco de concentração de pessoas antes dos portões se abrirem", mas avaliou que, logo depois da abertura, o movimento fluiu e não foi registrado nenhum incidente. Uma fiscal foi flagrada sem máscara, apenas com um face shield, pela reportagem do portal. A situação será avaliada e comentada posteriormente, segundo a comissão.

Outra novidade desta edição na Unicamp, que oferece 3.237 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação, é o percentual mais alto já registrado em seus vestibulares de alunos oriundos de escolas públicas. São 34,2% do total, o que corresponde a 26.557 mil candidatos.

Leia mais: Bolsonaro diz que governo suspendeu compra de seringas até que preços 'voltem à normalidade'

Neste ano, a universidade não adotará as notas do Enem por incompatibilidade de calendários. O Enem prevê divulgar os resultados em 29 de março, mas as aulas na Unicamp vão começar em 15 de março. As vagas que eram oferecidas pelas notas do exame são computadas agora no total geral.

Fuvest (USP)

No domingo (10), será realizada a primeira fase da prova para a Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest. São 130.766 inscritos. Ao todo, serão 148 locais de prova em 34 cidades.

Para essa seleção, também há mudanças nas salas. Elas terão ocupação máxima de 40%, e as mesas poderão ser limpas pelos candidatos com um sachê de álcool 70% que a Fuvest oferecerá para cada um deles.

A organização manterá distância mínima de 1,5 metro entre as carteiras, e pede que os estudantes, ao se movimentaram na chegada e na saída, também respeitem esse limite.

Assim como na Unicamp, a orientação é que pessoas com suspeita de Covid-19 não façam as provas. Os protocolos preveem ainda que quem tiver diagnóstico confirmado da doença a partir de 1º de janeiro ou tiver mantido contato com alguém que testou positivo a partir dessa mesma data também não vá.

Quanto aos conteúdos, a Fuvest declarou que o foco está no primeiro e no segundo anos do ensino médio.

Unesp

No fim do mês ocorre a seleção para a Universidade Estadual Paulista (Unesp). As provas estão marcadas para os dias 30 e 31. Candidatos de biológicas farão a prova no sábado, e os de exatas e humanas, no domingo. Neste exame, 80.474 pessoas estão inscritas.

A segunda fase do exame mudou: a prova, que seria em 19 e 20 de dezembro, agora ocorrerá em um único dia, 28 de fevereiro. O formato também teve alteração. Antes, a prova da segunda fase tinha questões dissertativas de todas as áreas de conhecimento e uma redação. Agora será composta por 60 perguntas de múltipla escolha e uma redação.

Covid-19: Reguladora da UE aprova uso emergencial da vacina da Moderna

O manual do candidato também foi alterado para incluir a obrigatoriedade de uso de máscaras. Segundo a Unesp, os candidatos chegarão em turmas escalonadas para evitar a aglomeração, deverão respeitar as medidas de distanciamento, e as salas também terão menor número de candidatos fazendo a prova ao mesmo tempo.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro em todo o Brasil, na modalidade impressa. Já a prova digital vai ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Apenas no estado de São Paulo, há 910.482 inscritos.

Enem: conheça 10 temas da pandemia da Covid-19 que podem aparecer no exame

Não há alterações previstas no formato da prova, no conteúdo cobrado no exame ou na aplicação. Mas o novo edital, retificado para incluir as novas datas, trouxe também a obrigatoriedade de uso de máscaras durante todo o exame — o aluno só poderá tirá-la dentro da sala para comer ou beber. O documento cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for apresentar-se na sala de aplicação da prova.

Uma das mudanças com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19 é o número de participantes por sala de aplicação : a ocupação será de aproximadamente 50% da capacidade original, menor do que em anos anteriores.

Além disso, o Ministério da Educação afirmou que uma sala especial, com ocupação de até 12 pessoas, será destinada aos participantes que são mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes.

O cartão de confirmação do exame — que contém informações como o número de inscrição, data, hora e local da prova — já está disponível.

Candidatos que estiverem diagnosticados com a Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas no dia do Enem poderão realizar a prova posteriormente, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, é necessário acessar a Página do Participante e enviar uma cópia do laudo médico que comprova a doença até a data anterior da prova. Caso a confirmação da doença ocorra no dia do exame, o candidato também precisará ligar para o número 0800 616161 e relatar a sua condição.