Por UNIUBE


Uniube se adapta à disponibilidade e rotina de quem quer estudar — Foto: Banco de imagens

O tempo escasso é um desafio para que a agente de trânsito Raquel Ferreira possa desenvolver atividades fora da escala de trabalho. Pensando em opções mais adequadas e na flexibilidade de horários, ela optou por entrar em uma universidade pelo Vestibular Agendado. Diferentemente do tradicional, o modelo agendado permite que o candidato se organize dentro das tarefas do dia a dia com a programação da melhor data para a realização da prova. As vagas oferecidas são do processo seletivo tradicional e o nível das avaliações é o mesmo.

No Vestibular Agendado, o aluno pode escolher os dias e horários disponibilizados pela instituição para a participação no processo seletivo. “A comodidade em ter datas e horários flexíveis devido à minha jornada de trabalho de certa forma me fez enxergar uma facilidade para conseguir ingressar em uma graduação sem que eu tenha prejuízos. Também o deslocamento em relação ao excesso de candidatos é mais um motivo para evitar problemas externos que influenciam o atraso no dia da prova”, conta a agente de trânsito.

Raquel possui formação em dois cursos técnicos, Radiologia e Magistério. Para a primeira graduação, a agente de trânsito optou por uma universidade renomada no mercado e devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). “A Uniube apresenta uma excelente estrutura e suporte físico. São ofertados cursos com foco no mercado de trabalho e que se encaixam na realidade de todos de forma geral, horário, valor e modalidades. Além disso, apresenta um corpo docente de qualidade e localização de fácil acesso”, continua.

Vestibular Agendado Uniube está com inscrições abertas — Foto: Design gráfico/Uniube

O curso escolhido foi o de Gestão de Pessoas, na modalidade a distância. “Com receio de não conseguir estar presente nas aulas e cumprir a frequência obrigatória, optei por essa modalidade. Como tenho interesse pelo desenvolvimento de pessoas, gosto de planejamento e acredito na habilidade de liderança e bom senso crítico, esta poderia ser uma boa área para investir. Sem mencionar as possibilidades que o curso oferece, campo amplo de mercado de trabalho. E, no meu caso em particular, tenho condições de eliminar matérias para conseguir uma outra graduação, na área pedagógica”.

Outra forma de ingresso na Universidade é pela nota adquirida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “A nota ou desempenho do aluno no ENEM pode ser usado para o ingresso do Ensino Superior das Universidades e Institutos Federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), a partir do qual o aluno escolhe a instituição e o curso do interesse dele e concorre a uma das vagas disponíveis, de acordo com a nota adquirida. Atualmente, várias instituições particulares – a Uniube inclusive – usam o desempenho do aluno no ENEM como uma de suas formas de ingresso. O processo é interessante pois o candidato não precisa realizar vários vestibulares para o ingresso no Ensino Superior”, explica o especialista em avaliação educacional da Uniube, Cristiano Arruda.

A nota do Exame Nacional do Ensino médio pode ser usada como forma de ingresso na Uniube — Foto: Design gráfico/Uniube

A Uniube

A Universidade de Uberaba (Uniube) conta com mais de 70 anos de experiência e história. Presencialmente, a Uniube está situada em Uberaba e Uberlândia com quatro campi, sendo reconhecida em toda região do Triângulo Mineiro pela oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Os campi são compostos por unidades de empreendimento e incubadora, área de alimentação, laboratórios equipados, bibliotecas com um acervo de mais de 67 mil exemplares, além de hospitais e clínicas prontos para oferecer ao aluno a prática necessária para a formação profissional.

Na Educação a Distância (EAD), são mais de 100 polos espalhados por todo o país. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido pela própria instituição, possui atualização e evolução tecnológica necessárias para a formação dos alunos. A equipe responsável pelo AVA tem foco na pesquisa e no desenvolvimento e incorporação de ferramentas e novas tecnologias. São disponibilizados para o aluno tutores, mentores, sala de aula virtual, tira-dúvidas, videoaulas, entre outras ferramentas que possibilitam o contato direto com professores, garantindo a humanização da relação, tão importante no processo de aprendizagem.

“A Uniube se diferencia por oferecer uma grande quantidade de cursos superiores, com qualidade e alta empregabilidade, infraestrutura reconhecida pelo mercado e MEC, corpo docente de qualidade, seja na formação ou na prática. Outra característica marcante é o desenvolvimento dos conceitos e práticas empreendedoras (Escola de Empreendedores, Empresa Jr., Incubadora de Empresas, ParqueLab, disciplinas de empreendedorismo, simpósios e workshops) ”, finaliza o Pró-Reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira.

Para mais informações sobre as próximas datas do Vestibular Uniube, basta acessar: uniube.br

UNIUBE
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1