Descrição de chapéu Palavra Aberta

Verificar informações é algo que deve ser aprendido na escola

Pouco mais da metade das crianças e adolescentes afirma dominar essa habilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta

Podemos não lembrar exatamente qual letra ou termo designa a geração atual –afinal, são muitas as definições–, mas há um senso comum quando se fala das habilidades dessas crianças e jovens que estão crescendo com acesso ininterrupto ao TikTok e aos conteúdos de influenciadores digitais: a ideia de que eles sabem e entendem como usar as plataformas digitais muito melhor do que os adultos de suas famílias. Como se esse conhecimento fosse algo inato a esses nativos digitais, que "já nasceram sabendo". Esse é um mito que precisa ser desconstruído, e quem nos mostra isso são os próprios jovens.

Dados da mais recente TIC Kids Online Brasil mostram que 57% da população entre 11 e 17 anos afirma ser verdade que crianças e adolescentes sabem verificar se uma informação encontrada na internet está correta, o que significa que quase metade deles admite ter dificuldades para realizar essa checagem.

Quando questionados sobre como verificar se um site é confiável, a taxa é de 62%. A pesquisa é realizada desde 2012 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o objetivo de detalhar como essa faixa etária usa as redes.

É interessante observar as diferenças percentuais nas respostas do levantamento. Ao serem perguntados se crianças e adolescentes sabem instalar aplicativos e proteger um aparelho com algum recurso de segurança, as taxas são de 94% e 84%, respectivamente. Ou seja, quando se trata de habilidades consideradas operacionais, os números aumentam consideravelmente. Já entre habilidades vinculadas à compreensão do universo informacional, eles próprios assumem que se trata de algo mais dificultoso.

Galvão

Acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos e modelos, o que abrange veículos impressos e digitais, são requisitos fundamentais na formação de qualquer cidadão no contexto em que vivemos. Esse conhecimento deve ser construído –não é algo dado, como nos acostumamos a pensar– e a escola tem um papel basilar na educação midiática de alunos e alunas desde o ingresso no sistema de ensino.

Se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que "a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania", apoiar esse processo é uma atribuição das unidades escolares e suas equipes pedagógicas, que devem ser preparadas para isso. A mediação dos professores e professoras é essencial para que crianças e jovens aprendam a ler, escrever e participar de forma consciente, autônoma, responsável e crítica dos ambientes informacionais, o que inclui desenvolver habilidades como as descritas na TIC Kids Online Brasil.

A novela Travessia, que teve seu último capítulo exibido na semana passada, foi bem didática nesse aspecto, por meio de três personagens adolescentes: um garoto que fez uma montagem fotográfica que viralizou, prejudicando a vida da protagonista da trama; um menino que apresentava dependência de games online; uma garota que, ao fazer uma amizade com uma suposta influenciadora, acabou enredada por um pedófilo. Nas três histórias, os jovens precisaram da ajuda da família e de apoio especializado para compreenderem a dimensão das suas atitudes e consequências.

Por mais que seja ficção, não faltam dados para entendermos que a realidade é bastante semelhante ao narrado na trama. Denúncias recentes feitas pelo Fantástico e por esta Folha revelaram como menores de idade têm atuado em grupos no Discord, divulgando e compartilhando vídeos extremamente cruéis e criminosos, envolvendo violência sexual e outros delitos gravíssimos.

Ao passo que as big techs e os governos precisam atuar de forma macro, com mais transparência nos processos e por meio da criação de políticas públicas, respectivamente, é preciso também incentivar a educação midiática das crianças e jovens, tanto nas famílias como nas escolas, para que formemos jovens capazes de distinguir entre informação e desinformação no Tik Tok e nas futuras plataformas que ainda surgirão, num mundo em constante e acelerada mudança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.