Por Quésia Melo, G1 AC — Rio Branco


Vereador denuncia superlotação em salas de aula do ensino médio em Sena Madureira — Foto: Reprodução/Google Street View

O vereador Silvano Farias (DEM-AC) denuncia a superlotação nas salas de aula de ensino médio no município de Sena Madureira, no interior do Acre. Segundo ele, a situação crítica ocorre na escola Dom Júlio Mattioli e em um anexo construído na escola Assis Vasconcelos onde as turmas chegam a ter 52 anos. A Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) nega a superlotação.

“O professor nem consegue andar dentro da sala de aula. A situação é muito complicada. A diretora do anexo chegou na outra escola quase chorando para que fossem aceitos três alunos, pois lá não cabia mais”, relata.

Ao G1, a gestora do Núcleo de Educação de Sena Madureira, Neiva Rodrigues de Lima, negou a situação e disse que todas as turmas estão com o número de alunos determinados na normativa da Secretaria de Educação do Acre (SEE-A).

Ela afirma ainda, que não dentro do número de estudantes matriculados no ensino médio no município não há necessidade da criação de novas turmas.

“Não estamos superlotados. Seguimos a orientação da SEE-AC. O que acontece é que orientamos que os alunos de 16 anos ou mais sejam encaminhados para os projetos educacionais como Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, as vezes na ânsia de matricular o aluno coloca ele no ensino regular em vez de encaminhar para outras iniciativas”, explica a gestora.

Farias afirma que as turmas foram reduzidas para que a Educação conseguisse economizar para contratar professores. Ela afirma que já encaminhou um ofício ao Núcleo da Educação de Sena Madureira e também para a Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE-AC), mas alegaram que não há recursos.

“A situação dos professores é bem complicada e ninguém faz nada. Nos responderam que ia ficar assim mesmo, pois não tem o que fazer. Mas na hora de cobrar melhorias no ensino eles cobram. Não tem como melhorar o ensino com uma sala superlotada desse jeito”, lamenta.

A Educação nega que tenha havido redução de turmas e destaca que foi feito um levantamento nas escolas para definir, dentro do determinado pela SEE-AC, o número de alunos matriculados nas instituições.

“Fizemos a contagem de alunos e acompanhamos toda a situação. Orientamos as escolas e também os alunos. Se procurarem as escolas ainda há vagas para o EJA. Respondi o ofício do vereador e expliquei toda a situação. Não há necessidade de novas turmas. O vereador em nenhum momento o vereador nos procurou para resolver o problema, fez a denúncia, mas nunca veio até a secretaria conversar”, afirma.

Mesmo assim, Farias afirma que situação é crítica e pretende se vai se juntar a outros parlamentares e fazer uma denúncia no Ministério Público do Acre (MP-AC).

“Da forma que estão não tem como fazer um trabalho que renda. Os alunos e professores estão no limite”, finaliza.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?