Por FACUNICAMPS

A edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao fim. Mas o processo para que os mais de 3,9 milhões de inscritos na prova ingressem no ensino superior ainda não acabou. Atualmente são vários os programas que ajudam os estudantes a conquistarem uma vaga na faculdade, seja pública ou privada. Então, é natural que após as duas etapas do Enem, muitos candidatos enfrentam dúvidas sobre o que fazer a seguir. E esse é o momento para buscar informações com cautela sobre todas as possibilidades que estão ao alcance, se atentando aos processos e prazos.

Para auxiliar os alunos nesse processo de ingresso ao tão almejado ensino superior, a FacUnicamps, com o apoio da TV Anhanguera, lança o projeto FIZ O ENEM E AGORA?. “Vamos contar com a participação de profissionais qualificados, que estarão disponíveis para oferecer orientações e esclarecer todas as dúvidas dos candidatos interessados nos programas para o acesso a instituições. Ao longo de uma manhã e tarde, teremos palestras, workshops, sessões de perguntas e respostas, distribuição de materiais informativos e, até mesmo, atividades culturais ou recreativas e visitação aos espaços da instituição”, antecipa o reitor da FacUnicamps, João Rodrigues.

Realizado no dia 20 de janeiro de 2024, o FIZ O ENEM E AGORA? será limitado a mil vagas presenciais para os primeiros inscritos. “O evento vai acontecer no campus III da FacUnicamps. As inscrições serão feitas gratuitamente até o dia 19 de janeiro de 2024. Para se inscrever, basta fornecer os dados pessoais solicitados no portal de inscrições”, explica o também professor. Os interessados devem acessar o site facunicamps.edu.br/enem2023. “Aqueles que não puderem acompanhar o projeto presencialmente, terão a opção de assistir online ao evento, que terá transmissão ao vivo no site do G1 Goiás para inscritos”, completa.

Testes vocacionais

Nem todos os alunos que estão prestes a ingressar na universidade sabem exatamente que carreira querem seguir. Afinal, há muitas possibilidades e dúvidas sobre preferências, habilidades e interesses. Mas existem algumas estratégias eficazes que podem ajudar a descobrir quais graduações poderiam se encaixar melhor com as habilidades dos estudantes. Uma delas, os chamados testes vocacionais, será realizada durante o FIZ O ENEM E AGORA? para aqueles alunos que desejam participar da avaliação.

“Durante a parte da manhã do evento, os estudantes poderão participar de testes vocacionais conduzidos por coordenadores, professores e profissionais especializados em diversas áreas. Essa etapa pode ajudar os participantes a descobrirem suas vocações e interesses, auxiliando-os na escolha de um curso universitário que esteja alinhado com suas aptidões”, explica João Rodrigues.

Para o reitor, o projeto FIZ O ENEM E AGORA? representa uma oportunidade valiosa para os estudantes que desejam dar o próximo passo em suas trajetórias educacionais. “Ao fornecer informações claras e detalhadas sobre os programas de acesso ao ensino superior, o projeto ajuda os candidatos a tomar decisões informadas e a se prepararem adequadamente para o processo de seleção. Essa iniciativa tem um papel importante na disseminação de informações sobre o Sisu, Prouni e Fies, e contribui para facilitar o acesso à educação superior para um número maior de estudantes”, finaliza.

Programas

Sisu: o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele é um portal informatizado e é hoje a principal ferramenta de ingresso ao ensino superior público das instituições que participam desse método de seleção. Para isso, é considerada a nota do Enem. Não é necessário ter limite de renda – qualquer pessoa que cumpra o requisito do Enem pode se inscrever no Sisu, independentemente de sua condição financeira.

Prouni: o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um sistema de bolsas de estudo para o ensino superior privado. Em alguns casos, o estudante paga metade da mensalidade e o restante é arcado pelo Governo Federal. Em outros, o Prouni arca com toda a mensalidade da pessoa, ou seja, é uma bolsa integral. Além de comprovar baixa renda, é necessário fazer a prova do Enem e tirar uma pontuação mínima para poder tentar uma bolsa no Prouni.

Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um sistema de financiamento especial para cursos de graduação em instituições privadas. O Fies também foi criado pelo Governo Federal e é uma forma de ajudar quem quer fazer a graduação, e não tem como pagar, a prorrogar o pagamento do curso, solicitando o financiamento e deixando para pagar o custo do curso depois de formado.

Serviço:
FIZ O ENEM E AGORA?
Data: 20/01/2024
Horário: 08h às 16h.
Local: Av. Perimetral Q 61, 498 - St. Coimbra, Goiânia - GO, 74530-020 – CAMPUS III
Inscrições: facunicamps.edu.br/enem2023
Limite de 1000 vagas presenciais para os primeiros inscritos;
Evento com transmissão ao vivo no G1 para os inscritos.

FACUNICAMPS

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!