Veja quem pode pedir isenção de taxa no Enem 2017

Fechar comentários

Veja quem pode pedir isenção de taxa no Enem 2017

Tamanho do texto A A A

Iniciadas nesta segunda-feira (8), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2017 causaram polêmica em abril por conta do anúncio do novo valor da taxa, R$82, considerada alto pelos estudantes. Os critérios para conceder isenção da taxa de inscrição também mudaram, contando inclusive com cruzamento de dados com outros órgãos do Governo Federal. Portanto, aqueles que pretendem solicitar isenção do pagamento devem ficar atentos às mudanças realizadas no exame este ano. Veja abaixo quem tem direito ao benefício:

Ensino Médio

Os estudantes que estiverem concluindo o Ensino Médio no ano letivo de 2017 matriculados na rede pública de ensino estão automaticamente isentos.

Baixa renda

Alunos membros de famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Cadastro Único

Alunos de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade econômica e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Isento 2016

Os estudantes isentos da taxa de inscrição em 2016 que, por algum motivo, não realizaram as provas só terão acesso ao direito novamente se justificarem o motivo da ausência no sistema de inscrição.

Durante o preenchimento do cadastro de inscrição, o aluno terá de identificar o motivo pelo qual solicita o benefício. O sistema do Enem 2017 está conectado ao banco de dados da Receita Federal e do Ministério do Desenvolvimento Social. Portanto, será possível verificar se os aplicantes se encaixam na lei de isenção da taxa de pagamento. O candidato terá a isenção negada e pode até ser eliminado do exame se fornecer informações, como o Número de Identificação Social (NIS), incorretas. O prazo vai até 23h59 do dia 19 de maio.