Por Ana Carolina Moreno, G1


Quase 3 milhões de jovens e adultos estão inscritos para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que serão aplicadas em 25 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E uma das provas mais temidas é a de redação, obrigatória tanto para quem vai fazer o Encceja do ensino médio quanto o Encceja do ensino fundamental.

Segundo o professor Giuliano Rossini, coordenador dos projetos sociais da Escola Bilíngue Pueri Domus, em São Paulo, e responsável pelo Projeto Aprender, que dá aulas de alfabetização para jovens e adultos, a redação do Encceja tem a mesma estrutura que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Acredito que a diferença esteja basicamente no nível de exigência. O Encceja foca em conhecimentos do cotidiano e interpretação de texto", explicou ele ao G1.

Tema da redação do Encceja

Veja abaixo os temas que caíram nos últimos dois anos da prova regular:

ENCCEJA ENSINO FUNDAMENTAL:

  • 2018: "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira"
  • 2017: "A importância da vacinação para a saúde pública"

ENCCEJA ENSINO MÉDIO:

  • 2018: "Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador"
  • 2017: "A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil"

Veja a prova de redação do Encceja do Ensino Médio Regular de 2017 — Foto: Reprodução/Inep

O que os corretores da redação do Encceja avaliam?

De acordo com Rossini, além de escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre os temas, a nota da redação vai varias segundo uma lista de competências e habilidades que os candidatos precisam demonstrar:

  • domínio de linguagens
  • compreensão de fenômenos
  • enfrentamento e resolução de situações-problema
  • elaboração de propostas

Dicas para fazer uma boa redação do Encceja

  • MANTER O HÁBITO DE LER:

Segundo Rossini, o maior medo dos candidatos antes de começar a prova de redação é qual será o tema. Por isso, os estudantes que já têm o hábito de ler livros e acompanhar o noticiário estarão mais preparados para lidar com o assunto que aparecer na prova, já que, assim como o Enem, o Encceja, os temas costumam girar em torno de problemas atuais da sociedade brasileira. "O mais importante de tudo é estar sempre atento ao que acontece no Brasil", diz ele.

"Sendo assim, fica a dica: leiam, pois quanto maior for o seu repertório, mais argumentos vocês terão para sustentar o ponto de vista defendido." - Giuliano Rossini (Colégio Pueri Domus)

  • EXPOR UM PONTO DE VISTA:

O professor explica que a redação só terá uma nota boa se o candidato conseguir "expor um ponto de vista a respeito de um tema polêmico, tendo como objetivo convencer aqueles que farão a leitura de seu texto".

  • TEXTO NO FORMATO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

Além disso, ele diz que um bom texto argumentativo sempre tem as ideias organizadas com clareza. "Seu texto deverá ter, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão."

  • FAZER UM RASCUNHO:

"Por último, mas não menos importante, o rascunho é essencial para que o aluno avalie como vai ser sua redação, fazendo os ajustes necessários antes de entregar a versão final", recomenda ele.

  • CONTROLAR O TEMPO:

Além da redação, os alunos também precisam responder às questões objetivas das demais provas do Encceja. Por isso, Rossini diz que é preciso controlar o tempo para conseguir entregar o exame completo e garantir as notas mínimas para conseguir o certificado de conclusão.

"Claro que cada aluno tem o seu ritmo, as suas próprias estratégias cognitivas e tudo isso deve ser levado em conta, mas acredito que 1h30 seja o tempo ideal para que o aluno se aproprie da proposta, organize suas ideias com clareza e finalize o texto", diz Giuliano Rossini.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!