Por Bom Jesus


Veja como organizar os estudos para o Enem — Foto: divulgação

Considerado um importante exame, o Enem terá mais uma edição em novembro deste ano. Bastante conhecido e esperado, ele tem características próprias que devem ser estudadas com cuidado. Para obter bons resultados, o ideal é aliar os estudos curriculares ao conhecimento de habilidades e competências exigido pelas provas do Enem. A coordenadora de Produção de Texto do Colégio Bom Jesus, Cleuza Cecato, sugere que o aluno estude as provas anteriores, considerando a relação entre os conteúdos aprendidos e a maneira como são solicitados no Enem, em competências e habilidades. Confira outras orientações da coordenadora para organizar os estudos:

  1. Antes de estabelecer um tempo ou local para estudo, analise e entenda suas próprias características.
  2. Não passe por isso sozinho. Ouça a experiência de quem já viveu um período intenso de estudos, em situações mais delicadas, de maior insegurança.
  3. Conversar com a família e com profissionais especializados também ajuda.
  4. Busque equilibrar os horários dedicados a estudos mais reflexivos com a realização de exercícios e momentos de leitura, para ampliação de repertório.
  5. Separe horários para o lazer, o convívio familiar e com os amigos.
  6. Pratique esportes e ações de voluntariado.

Mesmo com uma lista extensa de atividades, o importante é não desistir. A escola precisa desenvolver atividades que auxiliem o aluno com a gestão das fases que envolvem uma prova importante como essa. “O Enem e outros vestibulares exigem leitura adequada das etapas de realização da prova e de como os alunos podem gerir esses processos. Aulas especiais, orientação para estudos e atendimento às dificuldades que os alunos apresentam são ações gerais, mas, quando realizadas com horizontes de provas específicas, podem contribuir muito para a condição técnica e a segurança no momento das provas”, conta Cleuza. O reforço pode ser indicado temporariamente, quando há dificuldade específica em relação ao aprendizado de alguma disciplina. No entanto, é muito importante incentivar, mesmo com as aulas de reforço, o enfrentamento e a resolução dos problemas que o aluno identifica em determinados conteúdos.

Veja como organizar os estudos para o Enem — Foto: divulgação

Enem no Bom Jesus

Cada escola trata a preparação para concursos, como vestibular e Enem, de forma diferente. O Colégio Bom Jesus, por exemplo, procura não tratar o Enem ou outros processos de seleção como algo separado das atividades pedagógicas cotidianas. Durante a vida escolar, todas as áreas do conhecimento são trabalhadas considerando o cronograma de conteúdos, sempre observando como eles são direcionados para a resolução de problemas específicos que envolvem competências e habilidades de vários níveis de complexidade. “O preparo acontece ao longo dos anos escolares. Há vários momentos em que esse aprendizado ganha destaque, como nas avaliações diagnósticas, que oferecem uma percepção concreta de seu desempenho em cada série. Além disso, durante a terceira série do Ensino Médio, há momentos de revisões e orientações específicas, uma vez que se trata de um período mais intenso para os estudantes, inclusive emocionalmente”, finaliza Cleuza.

Bom Jesus
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você