Por G1 Tocantins


Aulas na rede pública do Tocantins vão começar no próximo dia 8 de fevereiro — Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A secretária de educação do Tocantins, Adriana Aguiar, detalhou nesta segunda-feira (1º) alguns pontos do plano do governo estadual para o retorno das aulas presenciais. Além de informar que a volta será facultativa e decidida por cada unidade escolar, Adriana Aguiar disse ainda que no primeiro momento o retorno será para a conclusão do ano letivo de 2020.

Sobre a declaração do sindicato que representa os professores de que pode deflagrar uma greve caso o estado não recue da proposta, a secretária disse não ver necessidade da paralisação. Segundo ela, a volta será facultativa e ainda haverá ensino remoto para os estudantes que desejarem.

As únicas turmas que já estão com o último ano letivo fechado são as da terceira série do ensino médio. Mesmo estes estudantes, ainda poderão ter aulas de reforço e plantões de dúvida caso não tenham concluído o ano. Veja como ficaram as datas para cada turma.

Conclusão do ano letivo 2020

Ensino médio, as turmas que ainda não terminaram vão concluir no formato remoto. Para o Ensino fundamental, a integralização da carga horária vai ocorrer depois do retorno presencial. Veja como fica o calendário:

  • 3ª série do Ensino Médio - Retornou de forma não presencial no dia 26 de junho e concluiu no dia 19 de dezembro de 2020
  • 1ª e 2ª série do Ensino Médio - Retornaram de forma não presencial no dia 10 de agosto de 2020 e devem concluir o ano letivo no dia 6 de fevereiro de 2021
  • Ensino Fundamental - Retornou de forma não presencial no dia 10 de setembro de 2020 e devem concluir o ano letivo no dia 24 de março

Haverá busca ativa por estudantes do ensino médio que não tenham conseguido integralizar a carga horária ou entregar as atividades referentes ao ano letivo de 2020 dentro do prazo. Estes alunos serão recebidos nas escolas presencialmente e terão plantões de dúvidas para poder concluir o ano letivo de 2020.

Começo do ano letivo de 2021

Para as turmas do ensino médio, os dias entre 8 de fevereiro e 5 de abril serão de revisões. Haverá reforço dos principais conteúdos e plantões de dúvidas. Também será o período para a integralização da carga horária dos alunos que não conseguiram concluir as atividades dentro do período estipulado.

O período de matrículas para o ano letivo de 2021 deve começar no dia 16 de fevereiro e as aulas referentes ao período começam no dia 5 de abril.

Ensino superior

Na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), gerenciada pelo Governo do Tocantins, o retorno está previsto para o dia 18 de fevereiro. O reitor da instituição, Augusto Resende, informou que a maior parte das atividades será através do ensino remoto. Em disciplinas onde houve dificuldades para ministrar as aulas remotamente o ensino será híbrido, com algumas aulas por semana sendo presenciais. Também está autorizado o regime presencial para disciplinas práticas, laboratórios e estágios.

Volta facultativa

O retorno será facultativo mesmo para as escolas da rede estadual. Cada unidade vai discutir a própria situação e avaliar a própria estrutura física. Também haverá consultas aos pais, para saber quantos deles pretendem aderir ao ensino presencial para os filhos neste momento.

A volta dos alunos também não será obrigatória. Os estudantes e pais que quiserem, poderão manter o ensino remoto, já que as atividades serão consideradas como carga horária pelas escolas.

O Estado informou ainda que 2,2 mil servidores dos grupos de risco seguirão trabalhando de forma remota.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!