RIO - Após o Ministério da Educação (MEC) divulgar, na última segunda-feira, os dados gerais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), agora a pasta disponibiliza as notas por escola. Das 20 instituições com maior Ideb do Brasil no ensino médio, somente duas são públicas: a Escola de Aplicação do Recife (FCAP UPE), da rede estadual; e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), que é federal e se localiza em Barbacena, Minas Gerais.
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As escolas com maior Ideb do Brasil no ensino médio
SP
MS
CE
PI
MG
PA
MG
RJ
RJ
MG
PE
MG
SP
AM
CE
MG
RJ
SP
SP
PI
São Paulo
Campo Grande
Fortaleza
Teresina
Belo Horizonte
Belém
Belo Horizonte
Niterói
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Recife
Barbacena
S. José dos Campos
Manaus
Fortaleza
Três Corações
Rio de Janeiro
Santos
Taubaté
Teresina
Objetivo Colegio Integrado
Colégio Classe A Unidade II
Ari de Sá Cavalcante Colégio
Cev. Colégio Unidade Jockey
Coleguium
Sistema de Ensino Equipe Integrado Eireli
Colégio Bernoulli
Instituto Gaylussac
Col. Integrado Martins Martinsinho Méier
Colegio Santa Marcelina
Escola de Aplicação do Recife
Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Embraer Juarez Wanderley
Escolas Idaam - Unidade Djalma Batista
Provecto Colégio
Colégio União
Colégio Santo Inácio
Objetivo do Litoral Centro Educacional
Objetivo Júnior Colégio
Instituto Dom Barreto
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Estadual
Federal
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
As escolas com
maior Ideb do Brasil
no ensino médio
Objetivo Colégio
Integrado
Ari de Sá
Cavalcante Col.
Cev. Colégio
Unidade Jockey
S. de Ens. Eq.
Integrado Eireli
Col. Int. Martins
Martinsinho
E. de Aplicação
do Recife
Escola Prep.
de Cadetes do Ar
Escolas Idaam
U. Djalma Batista
Obj. do Litoral
C. Educacional
VEJA AQUI A NOTA DA SUA ESCOLA
O primeiro lugar da lista é ocupado pelo Objetivo Integrado, instituição privada de São Paulo, que obteve nota 8,4 no Ideb. Entre os 20 maiores índices do país, há três colégios do estado do Rio de Janeiro, todos particulares: o Instituto Gaylussac, em Niterói, com nota 7,9; o Colégio Martins-Meier, na cidade do Rio, também com 7,9; e o Colégio Santo Inácio, outro da capital fluminense, com 7,6.
Considerando-se exclusivamente as escolas localizadas no estado do Rio, apenas uma escola pública ficou entre as 20 com maior Ideb no ensino médio: o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, localizado em Niterói, com nota 6,5.
Gerente de políticas educacionais do Todos pela Educação, Gabriel Corrêa alerta, no entanto, para o risco de estabelecer rankings. Ele explica que, mais que o desempenho conquistado por cada escola, é preciso olhar o contexto no qual ela está inserida.
— Temos que tomar cuidado quando comparamos escolas públicas com particulares, porque atendem a um público muito diferente com contextos não comparáveis. Os fatores extra-escolares são responsáveis por, aproximadamente, metade do desempenho acadêmico do aluno. Se pegarmos uma escola que atende alunos com contexto socioeconômico muito favorável, é de se esperar que ela tenha um Ideb melhor. Mesmo as escolas públicas que aparecem entre as 20 são colégios que atendem também essa classe social mais favorecida, muitas vezes fazem exame de seleção para ingresso— destaca Gabriel.
As escolas com maior Ideb do Rio no ensino médio
Niterói
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Niterói
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Cabo Frio
Casimiro de Abreu
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Barra Mansa
Niterói
Petrópolis
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Instituto Gaylussac - Ensino Fundamental e Médio
Col. Integrado Martins Martinsinho Méier
Colégio Santo Inácio
Colégio Andrews
Colégio Ph
Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau
Escola Sesc de Ensino Médio
Colégio Ph
Colégio Ph
Colégio Israelita Bras a Liessin Scholem Aleichem
Colégio Sagrado Coração de Maria
Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus
Centro Educacional 1ª Igreja B. Casemiro de Abreu
Colégio e Curso Ponto de Ensino
Colégio Integrado Martins - Méier
Colégio Verbo Divino
Ce Mat. Joaquim G. de Sousa - Inter-cultural Brasil-China
Colégio Bom Jesus São José
Grupo Educacional Mopi Ltda - Unidade Itanhangá
Colégio Ph
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Privada
Estadual
Privada
Privada
Privada
As escolas com maior Ideb do Rio no ensino médio
Inst. Gaylussac
Ens. Fund. e Médio
Col. Int. Martins
Martinsinho Méier
E. Israelita Bras.
Eliezer S. Max Nordau
Escola Sesc
de Ensino Médio
Col. Israelita Bras A
Liessin S. Aleichem
Colégio Sagrado
Coração de Maria
Col. F. Sagrado
Coração de Jesus
C. E.1ª Igreja B.
Casemiro de Abreu
Colégio e Curso
Ponto de Ensino
Colégio Integrado
Martins - Méier
C.E. Mat. Joaquim
G. de Sousa
Colégio Bom
Jesus São José
Grupo Edu. Mopi Ltda
Unidade Itanhangá
Esta é a primeira vez que o Ideb é calculado por escolas no ensino médio. Em 2017, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um dos componentes do índice juntamente com taxas de fluxo aferidas pelo Censo Escolar, passou a ser censitário. Todas as escolas públicas ou privadas com pelo menos dez alunos matriculados no último ano do ensino médio poderiam participar. No caso das escolas particulares, no entanto, só participaram do Saeb aquelas que aderiram a ele mediante pagamento de R$400 a R$ 4 mil.
Os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil representado numa escala de 0 a 10, são calculados a cada dois anos. Eles avaliam os períodos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.
Para Corrêa, é importante usar o período eleitoral para trazer o tema para o centro da discussão e gerar políticas que mudem a realidade educacional do país.
— Falta colocar a aprendizagem da escola pública como pauta prioritária da política. Enquanto prefeitos e governadores não levarem a aprendizagem a sério, essa questão não vai melhorar. Uma vez na pauta política, é importante ter uma estratégica nacional que articule união, estados e municípios para melhorar a qualidade com políticas de formação de professor, apoio pedagógico e apoio à gestão escolar. O Brasil poderia aproveitar o momento atual de eleição para colocar a educação básica como prioridade e implementar políticas públicas em escala — afirma.
As escolas de ensino médio
com maior Ideb do Rio na rede pública
Niterói
Rio de Janeiro
S. Antônio de Pádua
Niterói
Nova Iguaçu
Rio de Janeiro
São Gonçalo
Itaperuna
Rio de Janeiro
Valença
Italva
Italva
S. Antônio de Pádua
Valença
B. J. do Itabapoana
Cantagalo
Carmo
Itaperuna
Macuco
Nova Friburgo
C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa
Col. de Aplicação da UFRJ
IFF - Campus Santo Antonio de Pádua
Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Ciep 117 Carlos Drummond de A. Brasil Estados Unidos
Fundação Osório
C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz
IFF - Campus Itaperuna
C.E. Erich Walter Heine
C.E. Arnor Silvestre Vieira
Ciep 141 Vereador Said Tanus José
C.E. João Guimarães
C.E. Pedro Batista de Souza
C.E. Doutor Oswaldo Terra
I.E. Eber Teixeira de Figueiredo
C.E. Conde de Nova Friburgo
Ciep 280 Professor Vasco Fernandes da Silva Porto
C.E. Chequer Jorge
C.E. Farmacêutico Rodolfo Albino
C.E. Carlos Maria Marchon
Estadual
Federal
Federal
Estadual
Estadual
Federal
Estadual
Federal
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
Estadual
As escolas
de ensino médio com maior Ideb do Rio na rede pública
C.E. Mat. Joaquim
Gomes de Sousa
Col. de Aplicação
da UFRJ
IFF - Campus Santo
Antonio de Pádua
Col. da PM do Estado
do Rio de Janeiro
Ciep117 Carlos D. de A.
Brasil Estados Unidos
C.E. Comendador V.
dos Santos Diniz
C.E. Arnor
Silvestre Vieira
Ciep 141 Vereador
Said Tanus José
C.E. Pedro Batista
de Souza
C.E. Doutor
Oswaldo Terra
I.E. Eber Teixeira
de Figueiredo
C.E. Conde de
Nova Friburgo
Ciep 280 Professor V.
Fernandes da Silva Porto
C.E. Farmacêutico
Rodolfo Albino
C.E. Carlos
Maria Marchon
ENSINO MÉDIO CADA VEZ MAIS LONGE DOS OBJETIVOS
A divulgação do Ideb mostrou que o ensino médio brasileiro está cada vez mais longe dos seus objetivos. Nenhum estado atingiu a meta que tinha para 2017 na etapa, e cinco ainda registraram queda na nota.
Se, em 2013, a distância entre a qualidade esperada e a obtida era de 0,2 ponto, agora esse abismo mais que quadruplicou: 0,9 ponto separa o Ideb proposto para 2017 (de 4,7) do resultado alcançado pelo Brasil, de 3,8.
O índice é ligeiramente maior que a nota de 3,7 da edição anterior da avaliação, em 2015. Entretanto, o Rio está entre os estados que retrocederam na etapa, passando de 4,0, em 2015, para 3,9, em 2017.