Brasil Educação

Veja a íntegra da Base Curricular revisada pelo MEC

Documento passa por alterações no CNE, que deve votá-lo nesta quinta-feira
BNCC irá nortear os currículos das escolas de todo país Foto: shutterstock.com/PanyaStudio
BNCC irá nortear os currículos das escolas de todo país Foto: shutterstock.com/PanyaStudio

RIO- O Ministério da Educação (MEC) enviou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na semana passada, uma revisão da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O novo texto, que já está sendo alterado pelo comissão que analisa a Base no CNE, trouxe alterações importantes em relação à questão de gênero, ensino religioso, história, entre outra áreas. Para ver a íntegra do documento reescrito pelo MEC clique aqui.

Leia mais: Governo tira menção a sindicatos da Base Curricular

Leia mais: Congresso quer definir Base Curricular

Leia mais: Veja as prinicipais mudanças feitas pelo MEC no texto

Desde segunda-feira a comissão avalia a BNCC no Conselho está reunida para promover alterações no documento revisado pelo MEC. A expectativa é que, nesta quinta-feira, a Base finalmente comece a ser votada pelo plenário. É necessária maioria simples para que o texto aprovado. Caso isso aconteça, o CNE deve encaminhar ao MEC a nova versão construída a partir de pareceres dos conselheiros para que o ministro faça a homologação.

A BNCC será uma diretriz para orientar a formação dos currículos das escolas de todo país. Segundo especialistas, o documento é fundamental para promover equidade na educação brasileira, garantindo que, independentemente de onde nasçam, as crianças tenham os mesmos objetivos de aprendizagem ao longo da educação básica.