Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Vandalismo em escolas gera gasto de meio milhão de reais por ano à Prefeitura de Sorocaba

Vandalismo em escolas gera gasto de meio milhão de reais por ano à Prefeitura de Sorocaba

O vandalismo em escolas de Sorocaba (SP) tem gerado prejuízos enormes aos cofres públicos. A Prefeitura de Sorocaba gasta, em média, R$ 500 mil para fazer a manutenção das unidades depredadas e invadidas por ano. Segundo a Secretaria de Educação, o total desse gasto em quatro anos de governo daria para construir uma nova creche, por exemplo.

Em 2016, foram 168 ocorrências de depredação, vandalismo e invasão em escolas, o que significa que 76 unidades tiveram algum problema mais de uma vez . Já nos primeiros meses deste ano, 75 casos em 48 escolas foram comunicados à polícia.

Vândalos invadem escolas de provocam destruição em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

O último caso em Sorocaba foi no início do mês em uma escola municipal do Jardim Esmeralda. O prédio foi invadido durante a madrugada. Fotos de pais de alunos mostraram armários revirados e materiais espalhados pelo chão. Os vândalos também furtaram vários objetos.

A secretária municipal de Educação diz que o prejuízo vai além do financeiro e que atinge diretamente alunos e professores, já que o dinheiro também poderia ser investido na compra de materiais pedagógicos e contratação de mais funcionários.

"O prejuízo passa nos portões da escola porque ele atinge também as famílias, que deixam seus filhos na escola e vão para o trabalho. Isso é muito sofrível porque o diretor da escola quando chegam na segunda-feira e percebem aquela agressão de um trabalho que, às vezes, foi uma conquista de meses daquela Associação de Pais e Mestres (APM) ou até mesmo da prefeitura, eles se sentem até desmotivados de trabalhar tanto para nada", desabafa a secretária Marta Cassar.

Estação ferroviária de Sorocaba está com marcas deixadas pelo vandalismo — Foto: Reprodução/TV TEM

Prédios históricos

Além das escolas, outros prédios públicos e históricos também não escapam dos vândalos. A estação ferroviária de Sorocaba, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, está cheia de marcas deixadas pelo vandalismo.

"Aqui é constantemente alvo de depredação, arrombado, gente morando lá dentro às vezes. O pessoal da Cidadania retira. Pichação também é um problema grave. É um prédio histórico tombado pelo Patrimônio e que a cidade deveria ajudar a cuidar e ajudar a conservar", diz Fábio Pilão, o secretário de Conservação, Serviços e Obras.

Outro prédio próximo, o Palacete Scarpa, onde funciona a Secretaria de Cultura, também foi pichado. Cena que se repete em uma construção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) perto da Praça Lions.

Palacete Scarpa, onde funciona a Secretaria de Cultura, também foi pichada — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1