Oferecido por


Uso da tecnologia ainda é um desafio na volta às aulas presenciais

Uso da tecnologia ainda é um desafio na volta às aulas presenciais

O uso da tecnologia na volta às aulas presenciais ainda é um desafio para escolas públicas e privadas de todo o país.

Ainda não inventaram tecnologia que substitua as relações, o vínculo, o contato do professor e do aluno dentro da sala de aula. Essa é uma lição que a pandemia deixou.

“O uso da tecnologia na pandemia, com forte atuação do professor, funcionou melhor do que nós imaginávamos. Sem o professor, funcionou pessimamente. Ninguém aprende a estudar naturalmente. Você aprende a estudar através das intervenções da escola. A mesma coisa em relação à tecnologia”, disse a diretora pedagógica Sônia Maria Barreira.

Em uma escola da rede municipal na Zona Leste de São Paulo, ferramentas tecnológicas têm ajudado a diminuir a defasagem, herança dos últimos dois anos.

“Através da recuperação das aprendizagens, a gente pode utilizar o tablet como um auxílio para fazer atividades em casa”, contou a diretora da escola, Eliane Soares Torres.

E numa escola particular na Zona Oeste, aluno vidrado na tela está aprendendo cálculo e raciocínio lógico.

“O jogo é matemática misturada com joguinho. Para você entender o jogo, veja a imagem e leia o enunciado. É para você jogar, se divertir, fazendo matemática”, explica Frederico Magdanelo, de 7 anos.

Nunca mais joguei outro jogo. Só joguei esse desde que eu conheci”, completa Sebastiao Figueiroa, também de 7 anos.

Uma pesquisa nacional da Fundação Lehman mostra que a internet torna a escola mais atraente para os alunos na opinião de 91% dos pais. E os professores concordam.

“A gente, às vezes, está falando sobre um assunto, e aí vem uma dúvida, alguma personalidade que aparece, e aí a gente consegue prontamente já pesquisar e se aprofundar um pouco. Ajuda muito nas discussões, a fomentar as discussões”, afirma a professora Layla Regina.

Mas não funciona igual para todos. Segundo o estudo, no Sul e no Sudeste, mais de sete em cada dez escolas têm rede wi-fi para os alunos. O Centro-Oeste está perto da mesma proporção. No Norte e no Nordeste, só cinco em dez.

No país, 63% dos estudantes têm acesso à banda larga, e 37% não têm.

Fica difícil se encantar pela tecnologia avançada na educação sem lembrar que ainda falta a básica: internet na casa dos alunos e nas escolas que, segundo educadores, hoje é tão importante quanto uma biblioteca. Eles dizem que, até que todas as regiões do país estejam conectadas, a tendência é que as desigualdades se aprofundem.

É o que lamenta o especialista em aprendizagem da Universidade de Columbia.

“Um Brasil onde todo mundo tem acesso, onde os alunos têm acessos em casa, onde o aluno tem um laptop em casa e tal, isso não existe. Agora, eu acho que tem muitas coisas que podem funcionar. Você pode fazer entrevistas com seus pais, seus avós, fazer documentário sobre a história da sua família. Você pode documentar problemas urbanos na sua comunidade. Então, acho que uma das coisas que vai ser mais interessante de a gente aproveitar é essa conexão com a vida do aluno”, diz Paulo Blikstein, diretor do Laboratório de Ciência e Aprendizagem da Universidade de Columbia, nos EUA.

O Piauí investiu em sinal de internet gratuito. Agora, Railane pode usar a rede para estudar para o vestibular.

“Gosto muito de estudar, porque a pedagogia é o meu sonho. Eu quero ensinar os alunos, quero que eles possam pensar no futuro”, conta Railane Dutra Santos, de 20 anos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!