Por Hanna Aragão*, G1 Caruaru


Pedro Gomes foi o idealizador do projeto — Foto: Pedro Gomes/Arquivo Pessoal

Com intuito de ajudar alunos do ensino médio na preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o universitário Pedro Gomes, de 19 anos, criou o projeto Galo da Redação. O curso consiste na realização de aulas preparatórias para a prova e surgiu no ano de 2017 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, após uma promessa.

"Se eu conseguisse a aprovação em Comunicação Social, prometi que faria algo para disseminar os meus conhecimentos e ajudar outras pessoas a entrar na faculdade também", revela o estudante.

Pedro cursa atualmente o 4º período de comunicação social no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em conversa com a reportagem do G1, ele falou sobre a idealização do projeto.

“O primeiro passo foi criar, em janeiro, um perfil no Instagram [@galodaredacao] para disponibilizar as dicas. Em março, surgiu o sentimento de que outros estudantes gostariam de ter um acompanhamento presencial. Daí, lancei um formulário na rede social e no dia 17 de março foi formada a primeira turma presencial, que se reunia aos sábados na Livraria Imperatriz. Esses alunos obtiveram diversas aprovações nas instituições públicas e particulares de Pernambuco”, comenta.

Galo da Redeção surgiu em 2017 — Foto: Pedro Gomes/Arquivo Pessoal

Em menos de um ano, o 'Galo' chamou a atenção dos professores da UFPE e uma parceria com a universidade foi iniciada. Hoje, as aulas são realizadas no bloco do curso de medicina da instituição, que fica no Polo Caruaru. Para participar das aulas, os interessados podem se inscrever através de um formulário online. As inscrições são gratuitas e as mensalidades custam R$ 35 para estudantes da rede pública e R$ 45 para alunos da rede particular. Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 14h.

Método inovador

O curso possui um método de ensino criado pelo universitário. Ele utiliza personagens de filmes e séries, e músicas de cantoras internacionais para explicar os assuntos e tornar o aprendizado mais leve. “No Galo da Redação, eu procuro me adequar ao cotidiano desses jovens. Cada jovem é um universo e eles têm conhecimentos de mundo que podem servir para que a construção do texto seja uma experiência prazerosa”, diz Pedro.

Aproximadamente 110 alunos participam do projeto, sendo 50 da turma presencial e 60 da turma online. São mais de 25 mil seguidores no perfil no Instagram e quase 900 na página no Facebook. A equipe do Galo conta com seis colaboradores fixos e com o apoio de alunos de psicologia da Uninassau, que auxiliam no acompanhamento psicológico básico dos estudantes do projeto.

Galo da Redação conta com mais de 100 estudantes — Foto: Pedro Gomes/Arquivo Pessoal

Para o segundo semestre de 2018, o Galo da Redação realizará o primeiro aulão oficial com o tema “Divando na Redação do Enem”. O objetivo é promover uma discussão de como as cantoras do universo Pop se encaixam dentro de diversas temáticas da redação.

Para participar do aulão, os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível nas páginas do projeto. O evento vai acontecer no dia 18 de agosto, das 14h às 17h30, no auditório do bloco de medicina. Este ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

*Sob supervisão de Lafaete Vaz

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1