Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

O Ministério da Educação (MEC) notificou seis universidades que realizaram vestibular de medicina sem a devida autorização da pasta. Segundo o ministério, as instituições se baseiam em decisões judiciais provisórias para a oferta das vagas.

Na quarta (27), as notificações foram enviada com a determinação para as universidades se absterem "de iniciar a oferta efetivada ou suspender a oferta imediatamente, se já tiver sido iniciada". O não cumprimento resultará em irregularidade administrativa, alertou o MEC.

Além disso, as universidades devem informar publicamente, em seus sites e redes sociais, que o curso de medicina ainda não possuem os atos autorizativos do MEC e que o vestibular foi realizado através de liminar judicial. As instituições têm cinco dias corridos para prestarem esclarecimentos à Diretoria de Supervisão da Educação Superior da Seres.

Universidades protestam

Em sua nota à imprensa, o MEC informou o nome de duas das universidades notificadas: o Centro Universitário Facens (Unifacens), de Sorocaba (SP), e o Centro Universitário Mauá de Brasília (Unimauá), de Taguatinga Sul/Brasília (DF). No caso dessas, além da notificação o MEC aplicou medidas cautelares determinando a suspensão de ingressos de estudantes ou a abstenção do início das aulas.

Em seu site, o Unifacens criticou a postura do MEC e informou que manterá seu curso, com base na decisão judicial. Segundo a universidade, a notificação do ministério não tem "fundamento legal":

"Esse ato além de ferir a segurança jurídica e a efetividade das decisões judiciais criou um clima de desconfiança na comunidade, trazendo sérios danos à reputação de uma instituição de ensino superior com 47 anos de trabalho sério e comprometido com a qualidade da educação regional e formação de profissionais cidadãos altamente comprometidos, diferenciados no mundo do trabalho e preparados para a vida", explica a nota exibida no site da universidade.

A Unimauá também publicou uma "nota de repúdio", com o título "O homem é maior que a lei?". A universidade argumenta que cumpriu "todos os requisitos de qualidade" e citou a decisão judicial favorável.

Segundo a nota da Unimauá, a notificação do MEC " não pode “cassar” a decisão judicial que protege seu curso de Medicina e, portanto, representa ato ilegal. A instituição já buscou, novamente, a autoridade constitucionalmente competente, a Justiça, pedindo para que garanta a efetividade de sua decisão e anule tal portaria, extirpando-a do mundo jurídico".

Novas diretrizes

Em dezembro de 2023, o MEC publicou a Portaria nº 531/2023, que estabelece novas diretrizes para o processamento de pedidos de autorização de novos cursos de medicina e de aumento de vagas em cursos já existentes instaurados por meio de decisão judicial.

O objetivo, segundo o MEC, é "consolidar o padrão decisório para o processamento de pedidos instaurados por força de decisão judicial e a inclusão de modificações pontuais, que conferem maior organicidade e coerência à política pública do Programa Mais Médicos em sua dimensão educacional". 

Mais recente Próxima Uso de dinheiro de construtoras para prefeitura mudar bairros em SP dá sinais de esgotamento
Mais do Globo

O homem também foi acusado de um crime de roubo de criança — um delito diferente de sequestro usado quando uma vítima sai de casa voluntariamente

Manobrista é acusado de sequestrar filha do fundador do Slack e ter relação sexual ilegal com menor

Composições do ramal Belford Roxo têm que aguardar ordem de circulação e liberação para seguir viagem

Trem descarrila perto da estação Pavuna; passageiros saltam e andam pela linha férrea

Influenciadora já é mãe de Lua, de 1 ano, fruto do casamento com o ex-BBB Eliezer

Viih Tube nega que segundo filho seja 'estratégia de marketing' e rebate comentários: 'Maldosos'

Os candidatos do "Enem dos concursos" poderão acessar o local de prova na Área do Candidato

Concurso Nacional Unificado: como consultar o local da prova

Um dos principais alvos foi o CEO Lúcio Barbosa

Muros de São Januário são pichados em protesto contra SAF do Vasco

Influenciadora mostrou detalhes luxuosos da decoração da casa e deixou a cantora 'ba-ban-do'; veja vídeo

Nova mansão de Virgínia Fonseca impressiona Anitta: 'Deixa eu ficar nesse spa uns dias que estiver do Brasil?'

Esta é a quinta investigação oficial iniciada pela Comissão Europeia no âmbito da entrada em vigor da nova Lei de Serviços Digitais

'Representam um risco': Instagram e Facebook são alvo de investigação por desinformação eleitoral na Europa

Bodhi Naaf brincava com outras crianças; brinquedo foi levado para o terreno vizinho pela força do vento

Menino de 2 anos morre após brinquedo inflável ser arrastado por rajada de vento, nos EUA

Mostra inspirada na obra do cartunista recebeu, até o último domingo, 105 mil visitantes

Exposição 'Mundo Zira', sobre o querido Ziraldo, é prorrogada no CCBB do Rio