Por g1 CE


Mudança já vale para o edital do Sisu 2022.. — Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou, nesta segunda-feira (24), novos procedimentos de validação de ingresso de cotistas raciais. Os candidatos agora vão ter que gravar um vídeo e as opções de autodeclaração vão ser mais específicas. A mudança já vale para o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na instituição.

De acordo com a UFC, o novo processo tem como principal novidade a inclusão do vídeo, a ser feito pelo candidato em consonância com condições que serão definidas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), já no edital do próximo Sisu, na lista da documentação obrigatória para matrícula de cotistas raciais na Universidade.

Outra diferença, segundo a instituição de ensino, será relativa à autodeclaração (em cuja versão atual constam as opções de preto, pardo ou indígena), que contará agora com as opções “negro preto”, “negro pardo” e “indígena”.

LEIA TAMBÉM:

O modelo de checagem por vídeo já tem sido adotado por diversas instituições, como, por exemplo, as universidades federais de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Piauí (UFPI), do Maranhão (UFMA), do Mato Grosso (UFMT), de Uberlândia (UFU), de Minas Gerais (UFMG), Fluminense (UFF), do Pampa (Unipampa), além das estaduais de Montes Claros (Unimontes) e de Campinas (Unicamp), reforçaram os representantes da Prograd.

Instituída há uma década, a Lei de Cotas, estabelece a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e institutos federais a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública, dividindo esse percentual em subcotas baseadas na renda familiar, no pertencimento a grupos étnicos minoritários e na condição de pessoa com deficiência. Os demais 50% das vagas permanecem disponíveis para ampla concorrência.

Denúncia na Ouvidora-geral

A UFC afirmou ainda que o procedimento de heteroidentificação é decorrente de denúncia anônima feita na Ouvidora-geral da UFC. A universidade informou que caso haja divergência entre a autodeclaração apresentada pelo candidato na solicitação de matrícula e a análise da comissão de heteroidentificação, o processo culmina em cancelamento de matrícula, já que prevalece o parecer da comissão.

Com a implantação da validação censitária, só irão para a comissão de heteroidentificação os casos que gerarem dúvidas na análise do material audiovisual a ser recebido pela Prograd.

O detalhamento da documentação a ser apresentada por candidatos cotistas, bem como a especificação de como funcionarão neste ano a validação censitária e o procedimento de heteroidentificação serão divulgados, com a publicação do edital 2022 do Sisu na UFC.

Veja mais notícias do Ceará

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!