Por G1 Campinas e Região


Candidata faz prova do vestibular da Unicamp, em Campinas — Foto: Antônio Scarpinetti/Unicamp

A Unicamp encerra, nesta terça-feira (23), o prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2018. Segundo a universidade, eles devem ser feitos somente pela página da comissão responsável por organizar o exame (Comvest) e o benefício é oferecido em três modalidades.

Para concluir a solicitação, o interessado deve enviar os documentos exigidos (descritos em edital) para a comissão até 24 de maio, por meio dos Correios. "A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo", informa nota da universidade.

Modalidades

Em uma delas, para estudantes provenientes de famílias com baixa renda, a universidade elevou nesta edição o teto da renda líquida máxima de R$ 1,1 mil para R$ 1,3 mil - valor por morador do domicílio. Nesta categoria, são oferecidas 6,6 mil isenções, informou a Unicamp.

A universidade oferece outras 100 isenções para os candidatos que são funcionários da Unicamp ou da Fundação de Desenvolvimento (Funcamp) - empresa que atua no gerenciamento de contratos celebrados entre a universidade estadual e instituições públicas ou privadas.

Nestas duas primeiras categorias, a isenção só é concedida aos estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; seja residente e domiciliado no estado de São Paulo; e já tenha concluído/finalize neste ano o ensino médio.

Outra modalidade de benefício está previsto para candidatos que disputam vagas de licenciatura em período noturno (cursos de ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia). Neste caso, segundo a Comvest, não há limite de isenções concedidas e não há exigência sobre ensino médio cursado integralmente na rede pública.

Calendário

A lista dos contemplados será divulgada em 28 de julho. A partir desta data, eles começam a receber, por e-mail, um comunicado de que foram beneficiados no processo. A Unicamp destaca, por outro lado, que a medida não significa inscrição automática no vestibular 2018.

"É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. [...] Os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico", diz texto.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?