Topo

Unesco teme que 24 milhões de estudantes deixem as escolas devido à Covid-19

04/08/2020 13h02

Paris, 4 ago (EFE).- A Unesco teme que 24 milhões de estudantes de todos os níveis ao redor do mundo abandonem a escola devido aos fechamentos das instituições por conta da crise do novo coronavírus e pede que a continuidade da aprendizagem seja mantida, especialmente para os mais vulneráveis.

Em uma declaração publicada nesta terça-feira, coincidindo com uma mensagem da ONU para priorizar a reabertura de escolas sempre que possível, a Unesco explica que o ensino superior será relativamente o mais afetado pela evasão escolar, com uma taxa de 3,5% menos matrículas, equivalente a 7,9 milhões de estudantes.

No nível pré-escolar, a queda esperada será de 2,8%, com cinco milhões a menos de crianças nas salas de aula, enquanto no ensino fundamental a queda será de 0,27% e no médio, 1,48%.

No total, isso significa que 5,2 milhões de meninos e 5,7 milhões de meninas abandonarão as escolas dos ensinos fundamental e médio.

As regiões mais afetadas, de acordo com esta agência da ONU, serão o sul e oeste da Ásia, com 5,9 milhões de estudantes abandonando a escola e a África subsaariana, com 5,3 milhões.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, insistiu que "esses resultados ressaltam a urgência de garantir a continuidade do aprendizado para todos diante da crise sem precedentes, principalmente para os mais vulneráveis".

Ela também alertou para um aumento de um terço no déficit de financiamento para atingir as metas de desenvolvimento sustentável da educação até o horizonte de 2030, inicialmente estimado em US$ 148 bilhões (cerca de R$ 779,3 bilhões). EFE

ac/phg