Enem 2020

Por G1


Ministro da Educação, Abraham Weintraub (à esq.), e presidente do Inep, Alexandre Lopes (à dir.), mantiveram a data do Enem. — Foto: Luis Fortes/MEC

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiado. O processo foi protocolado na segunda-feira (11).

Segundo as instituições, aplicar as provas em novembro seria injusto com os candidatos mais pobres, que têm enfrentado dificuldades no ensino remoto. Diante da suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus, estudantes de escolas públicas lidam com diversos obstáculos: falta de computadores ou de acesso à internet, para assistir às aulas on-line; ausência de merenda; problemas na comunicação com os professores ou falta de espaço adequado, em casa, para estudar.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, as datas do Enem estão mantidas para novembro, "por enquanto". "Com o tempo, vamos avaliar, não dá para fazer previsão para o que vai acontecer daqui a dois ou três meses", afirmou ao G1.

Para o presidente da UNE, Iago Montalvão, manter a data da prova é "acabar com o sonho de milhares de jovens de ingressar em uma universidade". "Só aprofunda as disparidades sociais e econômicas do país", diz.

Rozana Barroso, presidente da Ubes, a pandemia ampliou as desigualdades existentes no país. “As condições de participação dos estudantes das escolas públicas e mais pobres já são mais difíceis mesmo em situações normais. A pandemia amplia o número de desempregados e de pessoas submetidas ao subemprego; milhares perderam a pouca renda que tinham", diz.

"Esses são os pais e mães de muitos estudantes secundaristas que hoje lutam para garantir alimentação básica. É indispensável que o a data de realização do Enem seja adiada", afirma Barroso.

Cronograma do Enem

As inscrições para o Enem começaram na segunda-feira (11), pelo site https://enem.inep.gov.br/, e vão até o dia 22 de maio.

Abaixo, veja o cronograma da prova:

  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
  • Divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro
  • Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
  • Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
  • Provas do Enem digital: 22 e 29 de novembro
  • Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
  • Resultado individual: janeiro de 2021

MEC mantém as provas para novembro e abre inscrições para o Enem

MEC mantém as provas para novembro e abre inscrições para o Enem

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!