Por Colégio Equipe


José Geraldo Granzinolli – Diretor Colégio Equipe — Foto: Divulgação

Nanotecnologia, inteligência artificial, biotecnologia, internet das coisas, era pós-digital. Se o futuro já começou, como estamos preparando crianças, adolescentes e jovens para agir com protagonismo no mundo em constante e acelerada transformação? É por essas e outras que a educação nunca foi tão questionada como hoje, o que é um ótimo sinal para escolas que valorizam as habilidades e as competências individuais, por estarem focadas não apenas no resultado final, mas no caminho que constroem lado a lado com os alunos e suas famílias.

Com 44 anos de experiência no mercado educacional com várias unidades na Zona da Mata, há 15 anos em Juiz de Fora, o Equipe privilegia o saber compartilhado, acolhendo a diversidade de habilidades, de cultura e de vivência, como estratégia para promover um ambiente propício para o processo de aprendizagem. Mais que formar profissionais para o mercado de trabalho que não se sabe exatamente qual será em cinco, dez anos, diante de tantas mudanças alavancadas pelas novas e disruptivas tecnologias, a escola está focada em desenvolver as potencialidades do aluno, para que seja protagonista de sua própria vida, oferecendo à sociedade o que tem de melhor e mais autêntico. “Sob este aspecto, o Governo federal vem contribuindo positivamente, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, com seus pilares, prepara o aluno para desenvolver demandas da vida cotidiana e para exercer a cidadania, qualificando-o para o mundo do trabalho”, observa o diretor do Colégio Equipe, José Geraldo Granzinolli.

Para ele, “é inegável a importância de se produzir indicadores de qualidade do ensino oferecido pelas nossas escolas, mas podemos trabalhar com propostas que valorizam a diversidade, criando condições para que todos os alunos evoluam no processo. Esse é o nosso propósito na educação”, afirma. “Somos um grupo de educadores que faz exatamente o que gosta. As pessoas percebem isso, quando conversam com a gente, quando acompanham o dia a dia do colégio. A proposta pedagógica do colégio e nossa infraestrutura que nos coloca em posição privilegiada entre as melhores instituições de ensino da região, reforçam a nossa crença na educação. Fazemos com amor, com carinho e com muito trabalho”, completa o diretor.

O jeito próprio de educar do Colégio Equipe – do Maternal I ao Ensino Médio - marca não apenas um posicionamento estratégico que o diferencia da concorrência, como também um modo especial de manifestar seus princípios e valores. “Não fazemos exame de seleção no sentido de oferecer descontos para atrair novos alunos. Adotamos outras práticas, como não matricular reprovados assim como estudantes que estejam fora da faixa etária e, principalmente, não matriculamos sem conhecer o aluno e a família. Queremos atrair pessoas engajadas com nossa cultura. Pessoas que serão disseminadores do que acreditamos ser as melhores práticas em educação. Somos uma escola particular que não é sinônimo de escola paga. Aqui, ensina-se, particularmente, levando em conta as necessidades individuais de cada aluno”, acrescenta José Geraldo. Para suprir naturais defasagens de aprendizagem, a escola oferece grupos de estudo, além de promover encontros para a crescente integração com a família, pilar indispensável na consolidação de um modelo que educa para a vida.

“O que adianta ser uma fábrica de ótimos alunos frustrados, deprimidos, por terem tido como meta apenas o resultado? O foco da educação deve estar no esforço, no desenvolvimento das habilidades, naquilo que o aluno deseja para ser feliz. Não tenho dúvida de que o caminho para uma vida saudável passa pelas lembranças de como se foi feliz na escola”, conclui o diretor.

Colégio Equipe

Mais lidas

Mais do G1

Relacionar tema a diferentes campos do conhecimento ajuda a se aproximar da nota 1000

Além do Livro Didático: usando seu repertório sociocultural na redação do ENEM

Planejamento e conhecimento das regras garantem dia de prova com maior tranquilidade

Pode ou não pode? Dicas para um ENEM sem imprevistos

Smartphones podem ser ótimos aliados do aprendizado. Aprenda como usar com responsabilidade!

Celular: conhecimento ao alcance dos dedos ou vilão dos estudos?

Confira dicas para elaborar um cronograma de estudos adaptado à sua rotina

Rotina de estudos personalizada ajuda estudantes na preparação para o ENEM

Os limites entre a ansiedade construtiva e a preocupação debilitante no cenário dos estudos

Ansiedade Pré-ENEM: estresse ou alerta?

Confira dicas para escolher local adequado e produtivo para mandar bem na prova

Ambiente de estudos pode ter impacto em desempenho de estudantes no ENEM

Cronogramas auxiliam estudantes a trabalharem os conteúdos e se prepararem melhor

Como montar uma rotina de estudos para o ENEM?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!