Por G1 Santarém


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, divulgou nesta quarta-feira (19), um balanço sobre os processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva à imprensa.

Desde 2011, a Ufopa oferta vagas diferenciadas do processo seletivo regular para indígenas e desde 2015, para os quilombolas. Este ano, foram disponibilizadas 54 vagas para cada processo. Ao todo, foram 476 inscritos no indígena e 290 no quilombola.

Os processos seletivos especiais da Ufopa utilizam metodologia diferenciada do processo seletivo regular, onde o candidato usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para ter acesso a uma vaga. Para ter acesso ao processo seletivo especial, o candidato deve comprovar sua origem.

A seleção para os candidatos indígenas é feita por meio de uma prova de redação em língua portuguesa e uma entrevista. Até 2016, o número de alunos indígenas chegou a 333. Ao todo, 18 etnias integram o processo seletivo.

Para os candidatos quilombolas, a seleção ocorre por meio de uma prova de interpretação de textos. Até 2016, o número de alunos quilombolas chegou a 94.

A universidade vem buscando implementar políticas e ações afirmativas que visem a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes. O chamado Ciclo Básico Indígena é uma das ações que vem sendo colocadas em prática, visando a excelência dos alunos.

De acordo com a diretora de ações afirmativas da Ufopa, Lana Gomes, há auxílio aos estudantes, como o permanente especial, o auxílio emergencial e a Bolsa Mec, que é um recurso do Governo Federal. “O recurso permanente especial é voltado para os alunos que desde 2014, quando entraram na universidade, para eles se adaptarem, conseguirem se organizar na cidade para estudarem e se dedicarem aos estudos, além da bolsa MEC. Eles recebem o auxílio emergência e a bolsa do governo federal”, afirmou.

Ciclo Básico

O Ciclo Básico é uma formação inicial, desenvolvida por meio de ações de ensino e de extensão, que contempla conteúdo das áreas de ciências exatas, humanas, tecnologia e letras.

De acordo com a diretora de assistência estudantil e pró-reitora da Ufopa, Alenise Arruda, o ciclo vai oferecer disciplinas que possam ajudar os estudantes a se ambientar na universidade. “Muitos deles vêm de aldeias afastadas, na qual o ensino regular tem algumas deficiências. O intuito do Ciclo Básico é fortalecer esses conhecimentos e dar apoio para que o aluno e receba uma formação inicial preparatória para de fato ele ir para o curso”, destacou.

Outro avanço previsto é a aprovação da resolução da Políticas de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico Racial da Ufopa. O objetivo é a defesa dos direitos humanos, da igualdade étnicorracial e de gênero e acesso para pessoas com necessidades especiais.

Processo Seletivo

O resultado final do processo seltivo especial indígena será divulgado na quinta-feira (20), no site da Ufopa: www.ufopa.edu.br.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1