Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Carolina Freitas, Luíza Martins e Malu Delgado — São Paulo e Brasília


(Atualizada às 13h19) O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada do ar de vídeos em que Jair Bolsonaro (PSL) fala sobre a existência de um “kit gay”, supostamente criado “pelo governo do PT” para “ensinar sexo” para crianças.

O militar sustenta que a administração petista distribuiu a estudantes do livro “Aparelho Sexual e Cia.” e associa o material ao adversário Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação.

A Justiça deu 48 horas para que Twitter, Facebook, Google e a família Bolsonaro apaguem links com o conteúdo. “Entendem comprovada a difusão de fato sabidamente inverídico, pelo candidato representado e por seus apoiadores”, afirma Horbach na decisão. “A difusão da informação gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político.”

Bolsonaro exibiu o livro também na bancada do “Jornal Nacional”, da TV Globo, para tratar da “ideologia de gênero” nas escolas.

“Este é o livro que seu filho de 5 anos de idade pode ler no segredo das salas de aula”, diz Bolsonaro nos vídeos da internet. “[São] livros que estimulam a sexualidade precoce das crianças.”

Ele relaciona o material ao programa “Escola sem Homofobia” e diz que o livro é recomendado pelo Ministério da Educação - “o que não é corroborado pelas informações oficiais”, determinou o TSE.

Horbach afirma que o MEC desmente a informação sobre o livro desde 2013 e que o projeto “Escola sem Homofobia” sequer foi executado pelo ministério.

“Kit gay” foi um termo cunhado por conservadores para criticar a abordagem em sala de aula de temas relacionados à educação para a diversidade, como o combate à violência de gênero. Essa argumentação serviu de base para o projeto de lei da “Escola Sem Partido”.

De acordo com os advogados de Haddad, autores da representação, os vídeos de Bolsonaro tiveram o alcance de cerca de 500 mil visualizações. A coligação informa ter obtido, ao total, a derrubada de cerca de 100 urls originais e mais de 146 mil compartilhamentos com alcance de aproximadamente 20 milhões de visualizações.

“Para além dos prejuízos nesta eleição, temos claramente acompanhado a escalada de notícias falsas com uma disseminação que só pode ser explicada através de um trabalho de inteligência articulado e financiado com robustos recursos”, afirma o advogado Angelo Ferraro, que defende Haddad.

"Feliz"

O candidato do PT à Presidência disse que a campanha ficou "feliz" com a decisão do TSE de determinar a retirada de fake news espalhadas por Bolsonaro sobre o “kit gay”.

"O TSE tirou do ar o vídeo em que o Bolsonaro me acusa de distribuir material impróprio para crianças de 6 anos. É uma luta de anos que foi vencida ontem e espero que a imprensa registre porque isso circulou em igrejas, circulou entre o pessoal que respeita valores. Essa inverdade", disse o petista.

Haddad, que já tinha sofrido outra onda de boatos sobre o mesmo tema quando disputou a Prefeitura de São Paulo, em 2012, e a reeleição, em 2016, disse esperar "ter passado em pratos limpos esse absurdo".

Mais recente Próxima Irmão de Ciro diz que PT tem culpa por Bolsonaro e 'vai perder feio'

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Malásia e Cingapura deveriam trabalhar juntas para atrair investimentos e talentos, diz o presidente da Blue Chip Venture Capital

Fundo de risco da Malásia com foco em chips investirá em mais de 10 startups

Ambos os lados usaram drones nas operações

Rússia e Ucrânia trocam ataques com foco em termelétricas e refinarias

Os consumidores chineses continuam comprando, mas o mercado está ficando mais polarizado, segundo afirmaram analistas do Barclays

Grupos europeus de artigos de luxo têm desempenho desigual na China

O projeto Xlinks pretende levar energia verde do Marrocos, no Norte da África, para Devon, na Inglaterra, até 2030.

Energia verde gerada em locais remotos terá de viajar 3.8 mil quilômetros para chegar ao seu destino

Veículos, bebidas e petróleo serão afetados pela nova tributação

Quais os principais impactos do PL da reforma tributária sobre o imposto do pecado? Entenda

O site Down Detector registrava um pico de 717 reclamações por volta de 7h

Sistema do Banco do Brasil apresenta instabilidade

Nos EUA, onde fica a maioria das centrais de dados, sua participação no consumo geral de eletricidade pode crescer de 4% em 2022 para 6% em 2026, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE)

IA exigirá mais energia do mundo e renováveis não devem atender à demanda

Romance “A estátua de sal de Sodoma”, de Alberto Guzik, faz referências ao meio teatral, jornalístico e acadêmico

Reinvenção na maturidade está no centro de livro póstumo de um dos grandes nomes da crítica teatral no Brasil

No ensaio “O triunfo das paixões - David Hume e as artimanhas da natureza humana”, o jornalista e filósofo Hamilton dos Santos demonstra erudição disfarçada de leitura agradável

Quem é David Hume, o filósofo do século XVIII que responde inquietações atuais ao tolerar um egoísmo virtuoso

Na mostra em cartaz no Masp é difícil não fazer a relação entre uma identidade pessoal conturbada e as figuras que aparecem nas telas

Michel Laub: Francis Bacon e o elo romântico entre vida intensa e arte relevante