Oferecido por

Por Jornal Nacional


Tribunal de Contas da União começa a reunir informações sobre possíveis irregularidades no Enem

Tribunal de Contas da União começa a reunir informações sobre possíveis irregularidades no Enem

O Tribunal de Contas da União começa a reunir informações sobre as denúncias de irregularidades na elaboração das provas do Enem.

Mais de três milhões de estudantes vão fazer neste domingo (21) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Véspera do Enem, dia de estudo para os alunos de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Para caber todo mundo, eles foram para um palco de um espaço de dança.

"Espero estar preparada. Estou focando mais no meu emocional. Estar relaxada e dar o meu melhor", explicou a candidata laura Cavalcante.

Em Fortaleza, cerca de 200 alunos de escolas públicas participaram de um 'aulão' preparatório para o Enem. A iniciativa da prefeitura é voltada para estudantes que não podem pagar por cursinhos.

Em todo o país, mais de três milhões de estudantes se preparam para fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões serão abertos às 12 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30.

É importante prestar atenção a fusos horários diferentes. No Amazonas e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o Enem começará uma hora antes em relação ao horário de Brasília. No Acre, duas horas antes.

Quem estiver sem máscara, não entra nos locais de prova.

Em 2021, a preparação do Enem foi cercada de polêmicas. Nas últimas semanas, 37 servidores do Inep, que organiza as provas, entregaram os cargos alegando interferência do governo e assédio moral. E o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que o Enem começava 'agora, a ter a cara do governo'.

No Congresso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou qualquer interferência do governo e disse que não viu as questões do Enem. Bolsonaro também negou que tenha tido acesso à prova.

Mas parlamentares de oposição pediram para o Tribunal de Contas da União investigar se houve interferência no Inep durante a elaboração das questões do Enem. E a Associação dos Servidores do órgão entregou um documento ao TCU que reúne denúncias de assédio e interferência.

Neste sábado (20), o ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, autorizou a área técnica a levantar informações preliminares sobre as denúncias d interferência política na elaboração das questões. O material vai ser analisado pelo plenário, que irá decidir se vai dar andamento as investigações.

Walton Alencar Rodrigues negou o afastamento cautelar do presidente do Inep, Danielo Dupas.

Mesmo com toda a discussão em torno do Enem, o Inep garante que está tudo pronto. De acordo com o Ministério da Educação, as provas foram mantidas em segurança durante todo o sábado guardadas em locais sigilosos.

Domingo (21) serão distribuídas e entregues simultaneamente no país inteiro antes do começo do exame.

Depois de três horas de aula de revisão, Caio Mota tirou o fim do dia para descansar.

"Acho importante a gente ter um momento para gente. Para relaxar. Aproveitar um filme. Ler um pouquinho também, porque é muito bom", explica o estudante.

No g1, você encontra uma cobertura completa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. E, neste domingo (21), a partir das 18h30 (horário de brasília), professores vão corrigir e repercutir as questões da prova. É só acessar g1.com.br ou baixar o aplicativo do g1 no celular, que ainda permite que você receba alertas das principais notícias do dia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!