Por g1 BA


Trabalhadores da Educação protestam por reajuste salarial em Salvador

Trabalhadores da Educação protestam por reajuste salarial em Salvador

Trabalhadores terceirizados que prestam serviços na rede municipal de Educação fizeram um protesto em frente ao Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (7). A categoria cobra reajuste salarial, o que, segundo os manifestantes, não ocorre há dois anos.

O grupo é composto por auxiliares de desenvolvimento infantil, porteiros, merendeiras e pessoas de outras funções administrativas, que atuam em unidades municipais e estaduais.

O ato foi iniciado na porta da Escola Municipal Julieta Viana, nas imediações da Rótula do Abacaxi, por volta das 8h. Depois eles seguiram em passeata até a sede do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação da Bahia (SEAC), na região do Iguatemi.

Trabalhadores de higienização de Salvador fazem protesto na região do Centro Empresarial Iguatemi — Foto: Divulgação/Sintral-BA

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza Urbana do Município (Sintral), Mauricio Roxo, disse que a última mudança de salário ocorreu em 2020, e os trabalhadores agora são prejudicados pela alta no preço dos produtos e da inflação.

“Nossa reivindicação é pelo aumento salarial. Caminhamos para dois anos sem esse reajuste e o sindicato patronal insiste em não se sentar com os trabalhadores para negociar. A categoria recebe um salário mínimo, mas o piso já nivelou”, explicou o sindicalista.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o ato deixou o trânsito lento na região da Avenida ACM por volta das 10h, quando os manifestantes saíram da pista e se concentraram na área do Centro Empresarial.

De acordo com o Sintral, não houve reunião entre a categoria e o sindicato patronal. A manifestação foi encerrada no final da manhã.

O g1 entrou em contato com o SEAC e funcionários responderam que o presidente do sindicato, Auro Pisani, não estava disponível para justificar os questionamentos.

Já a Secretaria Municipal da Educação (SMED) informou que não foi notificada sobre a ausência de colaboradores em nenhuma das unidades escolares na manhã desta segunda-feira (7).

Trabalhadores cobram reajuste salarial, que não ocorre há dois anos — Foto: Divulgação/Sintral-BA

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!