Por RBS TV


Tiroteios diários entre facções criminosas estão interrompendo as aulas de escola

Tiroteios diários entre facções criminosas estão interrompendo as aulas de escola

Um tiroteio provocou pânico durante um intervalo de aulas em uma escola na Zona Sul de Porto Alegre. A situação foi flagrada por uma câmera de segurança (veja vídeo acima). Várias crianças brincam no pátio da escola acompanhado dos professores quando começam os disparos do lado de fora da escola, o que provocou correria de estudantes de 5 a 13 anos de idade. Alguns chegam a se atirar no chão.

O caso ocorreu na última segunda-feira (26) na Escola Municipal Carlos Pessoa de Brum, localizada no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre. Conforme a direção da escola, este não é o primeiro registro de tiroteio no entorno da instituição.

Na última quarta-feira (28), um dos disparos atravessou uma janela e parou em um quadro do outro lado da sala. Não havia ninguém no local. Na escola, a orientação dos professores é sair de imediato da sala de aula e buscar abrigo no corredor, entre as paredes.

Tiroteio no entorno de escola provocou correria entre alunos em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

Guarda Municipal vai permanecer no local

Após cada tiroteio as aulas são suspensas como medida de segurança. Desde quinta-feira (29), ficou definido que uma equipe armada da Guarda Municipal vai ficar no local durante as aulas, em todos os turnos.

"A escola fica no meio da periferia e tem gangues na volta. Tem gangues de todos os lados. Geralmente eles entram em confronto e aí a escola acaba correndo risco de bala perdida. E assusta muito os professores, que na realidade eles não são preparados para isso", afirma o guarda municipal Edmilson Santos.

A escola tem 1,3 mil alunos, incluindo os estudantes da educação de jovens e adultos, que vão no turno da noite. Ao todo, são 88 professores, mas 21 estão afastados, a maioria por licença saúde. A maioria está abalada emocionalmente. Por causa disso, muitas turmas estão sem aula.

Pais preocupados com situação

A situação preocupa pais de alunos. "Os tiroteios são constantes durante o dia, durante a noite, é indiferente. Aqui ao redor da escola quase todos os dias tem tiroteio. Eu acho que faz uma semana que está bem constante", diz a mãe de aluno Joice Ferreira.

Apesar de toda essa violência no entorno da escola, não foram registrados casos de violência ou disparos no interior da instituição. "Pelo menos no período que eu estou aqui, há 23 anos, dentro da escola nunca teve nenhum fato assim de criminoso entrar ou de tiroteio dentro da escola ou de algum fuga pra dentro da escola, isso nunca aconteceu", finalizou o guarda municipal Edmilson Santos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1