Por g1 CE


CAC negociou venda de arma com aluno que atirou em colega no Ceará, diz polícia

CAC negociou venda de arma com aluno que atirou em colega no Ceará, diz polícia

O inquérito policial sobre o tiro em uma escola de Sobral, no Ceará, que deixou um aluno morto e dois feridos foi concluído e apresentado nesta quinta-feira (27). Contudo, alguns pontos sobre a dinâmica do crime ainda permanecem sem resposta. O g1 preparou uma lista do que se sabe e do que falta saber sobre o caso. Confira abaixo.

No dia 5 de outubro, um aluno atirou contra três estudantes da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Carmosina Ferreira Gomes, na região norte do estado. A arma utilizada era de um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). Uma das vítimas morreu, uma teve a perna quebrada e outra foi atingida de raspão.

LEIA TAMBÉM:

  1. Quem atirou e quem são as vítimas?
  2. Qual a relação entre quem atirou e as vítimas?
  3. O que diz o inquérito policial finalizado?
  4. O tiro foi motivado por bullying?
  5. De quem é a arma usada?
  6. Que tipo de arma era?
  7. Como o estudante teve acesso à arma do CAC?
  8. O que deve acontecer com o adolescente que levou a arma para a escola?
  9. O que deve acontecer com o dono da arma?
  10. Qual o estado de saúde das vítimas?
  11. Quais medidas foram adotadas pelo Governo do Ceará?

Confira o que se sabe e do que falta saber sobre o tiro em escola de Sobral

1. Quem atirou e quem são as vítimas?

Júlio César foi baleado por outro aluno na escola onde estudavam em Sobral, no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal

O adolescente apontado como responsável por levar a arma para escola tem 15 anos. Ele é aluno da mesma unidade — e da mesma série (1º ano) — que as três vítimas. Todos os envolvidos têm 15 anos. A identidade de uma das vítimas foi repassada: Júlio César de Souza Alves, que morreu após ser lesionado na cabeça.

2. Qual a relação entre o quem atirou e as vítimas?

Testemunhas, familiares e profissionais da escola informaram que os adolescentes possuíam relação amigável. Uma das mães das vítimas afirmou que o filho e o adolescente que atirou são amigos. Já uma segunda mãe disse que não tinha conhecimento da relação entre os adolescentes.

3. O que diz o inquérito policial finalizado?

A Polícia Civil concluiu que o adolescente que atirou efetuou um único disparo e "não intencional". Segundo o laudo da investigação, o aluno levou a arma para sala de aula para se proteger de bullying, e o disparo ocorreu com a arma ainda dentro da mochila.

4. O crime foi motivado por bullying?

Os primeiros depoimentos apontaram que o aluno teria alegado que levou a arma para a escola porque sofria bullying praticado pelas vítimas. A mesma motivação foi apontada após a conclusão do inquérito policial, contudo não foi confirmado que o bullying era praticado pelo grupo de alunos atingidos.

5. De quem é a arma usada no crime?

A arma pertence a um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador). Ele foi identificado como Antônio Felipe de Sousa, 33 anos.

6. Que tipo de arma era?

A Polícia ainda não detalhou qual o modelo específico da arma usada no crime.

7. Como o estudante teve acesso à arma do CAC?

O dono da arma negociou diretamente com o estudante que fez os disparos, por meio do WhatsApp, segundo a Polícia Civil. Ele tentou vender a arma, inicialmente, para membros de um clube de tiros de Sobral; em seguida, ofertou para o garoto de 15 anos.

8. O que deve acontecer com o adolescente que levou a arma para a escola?

Policiais capturaram o aluno que disparou contra três colegas em escola de Sobral — Foto: Reprodução

Inicialmente, ele foi detido por infração análoga ao crime de homicídio. Contudo, a Polícia não repassou novas informações sobre o adolescente. Não há detalhes se ele está internado em alguma unidade socioeducativa ou em casa.

9. O que deve acontecer com o dono da arma?

Polícia prende CAC dono de arma utilizada em tiro que deixou aluno morto e outros dois feridos em Sobral, no interior do Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ele foi preso no último dia 19 de outubro e segue detido na delegacia de Sobral, até a última atualização do processo repassada ao g1.

10. Qual o estado de saúde das vítimas?

Um dos estudantes faleceu dois dias após a lesão. Um segundo estudante foi atingido na cabeça de raspão, e voltou para casa no mesmo dia após receber atendimento médico. Já a terceira vítima teve a perna quebrada pelo disparo. Ele recebeu alta dias após o caso, depois de passar por uma cirurgia.

11. Quais medidas foram adotadas pelo Governo do Ceará?

Escolas municipais de Sobral passam a ter videomonitoramento, após tiro que atingiu três alunos em escola estadual do município, no Ceará. — Foto: Reprodução/Ivo Gomes

A escola Professora Carmosina Ferreira Gomes é de gestão do Governo do Ceará, e ficou alguns dias sem aula. No retorno às atividades, os alunos foram recepcionados com uma dinâmica de acolhimento — programação que teve palestras, ato ecumênico, atividades socioemocionais, entre outras.

Apesar de ser uma escola estadual, a Prefeitura de Sobral anunciou a compra de 1.700 câmeras de monitoramento para todas as escolas e centros de educação infantil da cidade depois do caso.

Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 minuto

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!