Por TV Anhanguera


Adolescentes são autuados por ato infracional após estudante ser esfaqueado em Palmas

Adolescentes são autuados por ato infracional após estudante ser esfaqueado em Palmas

A escola em que um adolescente de 13 anos foi esfaqueado em Palmas, já está aberta. As aulas tinham sido suspensas por causa da investigação do ato análogo a tentativa de homicídio, que terminou com dois menores apreendidos. Um guarda metropolitano que atendeu que esteve no local informou que nesta terça-feira (21) o cenário na unidade escolar era de desespero.

"Chegando aqui vimos uma grande aglomeração de alunos bastante nervosos, gritando, chorando, alguns passando mal. Quando adentramos para dentro da escola já nos deparamos com o ambiente cheio de sangue. Tinha sangue na escola toda. A vítima já havia sido encaminhada para a UPA Sul", disse o guarda Rafael Sampaio.

O estudante foi esfaqueado dentro da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, no setor Bela Vista, durante uma competição esportiva por causa de ciúmes de uma adolescente. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirma que a faca usada no ato infracional teria sido passada pelo muro.

A mãe do adolescente disse que o filho sofreu uma lesão profunda e precisou ser transferido de unidade. "Cheguei na UPA e tava o maior escândalo dos meninos. Todo mundo desesperado, chorando. Ele está na UPA, vai ser transferido para o HGP e é perigoso perder o braço. O corte foi grave. Tô me sentindo abalada. Que é uma notícia muito ruim, não é agradável", disse.

Após a confusão ela foi informada que a vítima e o suspeito se desentendiam. "Disse que é por causa de namorada. Por causa de uma adolescente. A rixa disso é por causa de uma namoradinha que eles têm", disse.

Adolescente esfaqueia estudante em escola da região sul de Palmas — Foto: Reprodução

Os dois menores envolvidos têm 15 anos e foram autuados por ato infracional de tentativa de homicídio. Um dos adolescentes suspeitos também era estudante da escola. A mãe da vítima quer que as investigações sejam aprofundadas. "Quero justiça. Que vá em frente, seguir a justiça. É o que eu quero nesse momento".

Peritos estiveram na escola para analisar o local do crime, mas tiveram dificuldades porque a cena foi alterada. "Praticamente já não tinha vestígio de sangue. A gente fez os registros necessários, tentou fazer uma dinâmica do traçado que a possível vítima tenha passado e agora a gente vai levar para o Instituto de Criminalística para realizar as devidas análises necessárias para confeccionar o laudo", disse a perita Luciane Barbosa. A prefeitura disse que a limpeza do local não comprometeu a coleta de provas.

A Polícia Civil afirmou, em nota, que o caso será investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DECA) de Palmas. Eles foram identificados e ouvidos pela delegada responsável pelo caso, junto com os seus responsáveis.

Segundo a Semed, um adolescente que não estuda na unidade teria repassado a faca usada na agressão por uma grade no muro da escola para que outro aluno ferisse a vítima. Toda confusão aconteceu durante uma competição esportiva que era realizada na unidade.

Escola onde a briga aconteceu fica na região sul de Palmas — Foto: Rafael Ishibashi/TV Anhanguera

Porque ato infracional?

O ato infracional corresponde à qualquer conduta descrita como crime ou contravenção penal, quando praticada por criança ou por adolescente menor de 18 anos. Neste caso, os menores não são submetidos às mesmas penalidades previstas para os adultos.

Os infratores respondem conforme a gravidade da infração cometida, podendo a medida socioeducativa variar entre uma simples advertência até internação em estabelecimento educacional, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!