Por Thais Pimentel, G1 Minas — Belo Horizonte


Davidson Junio se sente mal preparado para fazer o Enem — Foto: Davidson Junio/Arquivo pessoal

Em maio de 2020, Davidson Junio, de 25 anos, dedicava quatro horas diárias de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Morador do Morro do Papagaio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ele contava com um cursinho popular e tentava se adaptar às aulas on-line, com a então recente crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Mas, oito meses depois, ele vê o sonho de ser o primeiro da família a entrar em uma faculdade ficar cada vez mais distante.

“Eu tenho muita dificuldade de acompanhar as aulas direto porque a internet lá em casa é ruim, cai muito. Eu ainda trabalho de porteiro. Chego em casa muito cansado. Aula on-line para gente que é de periferia ficou muito ruim. Mas eu estou tentando. Estou me empenhando. É a luta, né?”, disse ele, que pretende fazer um curso na área de tecnologia de informação.

ENEM 2021: Série do G1 traz as dificuldades de jovens da periferia que vão fazer as provas

ENEM 2021: Série do G1 traz as dificuldades de jovens da periferia que vão fazer as provas

As provas do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. Nesta semana, o G1 traz uma série de reportagens sobre os desafios enfrentados por candidatos da periferia de Belo Horizonte.

Crises de ansiedade

Além de se sentir mal preparado, Davidson tem medo de entrar em uma sala fechada com vários candidatos por causa da Covid-19. A pandemia o deixou com crises de ansiedade.

“Eu era um menino tão ativo. Um menino que não tinha nada. Tenho medo de contrair um vírus, matar pai e mãe. Pra mim o Enem tinha que ser adiado, mas eu vou fazer. Eu tenho que fazer”, disse ele.

Davidson mora com duas irmãs e com dois sobrinhos de 11 e 13 anos de idade. Ninguém da sua família ficou doente, mas o medo, o cansaço e a falta de estrutura têm paralisado sua vontade de melhorar de vida.

“Mexer com TI é meu sonho, né? Eu tinha muitos planos pra esse Enem, mas pelo jeito não sei se vou conseguir tirar a nota que pretendo”, desabafou.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!