Termina prazo para escolha de livros e materiais didáticos para 2022

Seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo

Publicado em 30/08/2021 - 11:38 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para profissionais da educação de escolas públicas escolherem os livros e materiais didáticos para a educação infantil do ano que vem. A seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo, Programa Dinheiro Direto na Escola, no Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 

Algumas escolas estaduais e municipais ainda não têm acesso a esse sistema. Por isso, o Ministério da Educação orienta a pedirem o acesso à Secretaria de Educação local. Caso a escola seja federal, o acesso deve ser solicitado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 

A edição do Programa Nacional do Livro Didático, este ano, vai distribuir obras de educação infantil a estudantes e professores das escolas públicas de todo o Brasil. Os conteúdos buscam garantir o desenvolvimento social e intelectual das pessoas, importante para promover a igualdade de oportunidades na educação, como previsto em lei. Ao todo, serão 30 milhões de estudantes de toda a educação básica, que vão receber os materiais distribuídos pelo MEC. 

Os livros disponíveis foram selecionados após um processo criterioso de avaliação pedagógica. Foram especialistas da educação infantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo professores das redes de educação do país, inscritos no banco de avaliadores do ministério. 

De acordo com o MEC, caso professores e gestores não façam a indicação dos livros escolhidos para 2022, a escola vai receber uma das coleções disponíveis no guia do plano nacional, de acordo com os critérios já definidos. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo