Brasil Educação Enem e vestibular

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Enem 2017

Estudantes que já se cadastraram têm até o dia 24 para pagar taxa de R$82
Estudantes aguardam para fazer Enem 2016 Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
Estudantes aguardam para fazer Enem 2016 Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

RIO — Os estudantes que quiserem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem correr. Termina nesta sexta-feira, às 23h59, as inscrições para o exame. Até as 11h desta sexta-feira, cerca de 6,2 milhões de estudantes já tinham se inscrito.

Caso já tenham se cadastrado na prova e não estejam aptos à isenção da inscrição, os estudantes têm até o dia 24 de maio para efetuar o pagamento da taxa de R$82.  A isenção deve ter sido solicitada durante o procedimento de inscrição e o Ministério da Educação (MEC) verificará se o aluno, de fato, se enquadra nos critérios.  Aqueles que conseguirem isenção nesta edição e não comparecerem ao exame, caso queiram solicitar o benefício novamente em 2018 deverão justificar a ausência na prova.

VEJA AQUI O PASSO A PASSADO PARA FAZER INSCRIÇÃO

Neste ano, a prova do Enem acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Essa é a primeira vez que o exame é realizado em mais de um fim de semana. De acordo com o MEC, a medida foi uma maneira de otimizar a logística envolvida no processo e economizar dinheiro público.

Outra novidade na prova deste ano é a disposição das áreas do conhecimento ao longo dos dois dias. No primeiro dia, os estudantes deverão resolver questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O segundo dia de prova será mais curto. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver exercícios de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.