Descrição de chapéu Enem

Tema da redação do Enem é 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'

Exame, que teve 3,4 milhões de inscritos, começou neste domingo (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília


O tema da redação do Enem 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", divulgou o ministro da Educação, Victor Godoy, nas redes sociais logo após o início da prova neste domingo (13).

Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo e elaborar uma proposta de intervenção sobre o tema. Na edição passada, o tema havia sido "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'.

Além da redação, os candidatos também fazem neste domingo as provas de ciências humanas e Linguagens.

Primeiro dia do exame começa com redação e questões das áreas de linguagens e ciências humanas
Primeiro dia do exame começa com redação e questões das áreas de linguagens e ciências humanas - Bruno Santos/ Folhapress

Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, elogiou a escolha do tema da redação do Enem. Para ela, além de relevante e atual, o tema perpassa a vida de todos os jovens que estão fazendo a prova.

"É um tema interessante e importante, especialmente, no contexto em que a gente vive. Dialoga bem com meio ambiente, porque fala sobre a valorização das comunidades e povos tradicionais, que viveram e vivem uma opressão muito grande no país", disse.

Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, disse que o tema é a "cara do Enem" por propor aos alunos que apresentem uma intervenção que valorize os direitos humanos.

"Ao falar sobre os desafios dessa comunidade, é possível que o Enem resgate uma discussão sobre o passado escravocrata em que indígenas foram escravizados. Ou então, a falta de representatividade política desses povos ou o preconceito que existe até hoje em relação a essa comunidade e sua cultura."

Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Objetivo, também elogiou a temática escolhida. "O tema leva o candidato a abordar a valorização de uma comunidade que normalmente não é lembrada."

O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino do SAS Plataforma de Educação, diz que a coletânea de textos deve indicar sobre quais povos tradicionais o aluno deve tratar na redação.

"Há uma diversidade muito grande de povos dos quais pode querer tratar o Enem. Podem ser as comunidades indígenas, os quilombolas, as comunidades de matriz africana, extrativistas, ribeirinhos e caboclos. Há uma diversidade enorme nessa temática."

Os candidatos têm cinco horas e meia para fazer a redação e responder a 90 questões objetivas. No próximo domingo (20), eles fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O Enem deste ano recebeu o menor número de inscrições dos últimos 17 anos. A prova, que já teve mais de 8,7 milhões de inscritos, teve em 2022 apenas 3,4 milhões.

Durante o governo Bolsonaro, o Enem sofreu um processo de desidratação e passou a ter menos estudantes de escolas públicas e também excluiu os mais pobres e candidatos pretos e pardos.

Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h e os candidatos começam a fazer as provas às 13h30 e têm até às 19h para escrever o texto e responder às 90 questões.

Os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início da aplicação, às 15h30. Por causa da pandemia, os estudantes não podem tirar a máscara durante a aplicação.

Veja quais foram os últimos temas da redação do Enem

  • 2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.