Por Cadu Freitas e Elida Oliveira


Joana Maria Rodrigues, de 18 anos, candidata ao Enem digital em Fortaleza. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

A candidata Joana Maria Rodrigues, de 18 anos, foi a primeira a chegar ao local onde fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (31). É a primeira vez que o exame será aplicado no formato digital. Sobre a escolha pela modalidade, Joana conta que deseja testar como será esse novo modelo, pois já tinha feito o formato impresso no Enem anterior.

"A gente está num mundo mais globalizado, melhor do que ficar escrevendo no papel. Tem mais o meu ritmo adolescente", diz.

Chegando por volta das 11h15 ao Colégio Ari de Sá, no Bairro Edson Queiroz, Joana afirma que quis se adiantar para não correr o risco de chegar atrasada. Os portões abrem às 11h30. "Ninguém pode confiar, domingo os ônibus estão mais escassos, por causa da pandemia. Eu também não quis arriscar". No local, 90 candidatos estão programados para fazer o Enem, em três laboratórios de informática.

Enem no Ceará

No Ceará, a versão digital do Enem conta com 3.112 estudantes inscritos. A prova será aplicada em três municípios, sendo Fortaleza, Sobral e Quixadá. As provas ocorrem neste domingo (31) e no próximo (7).

Versão digital

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trará pela primeira vez a aplicação de provas digitais, feitas em computadores.

O novo exame, previsto anteriormente para outubro e adiado por causa da pandemia, será aplicado neste domingo (31) e no próximo (7).

As provas serão feitas em aparelhos sem acesso à internet ou ferramentas como calculadoras e editor de texto.

A redação será manual, e os alunos precisam levar canetas pretas de tubo transparente para escrevê-la. Das 101.100 pessoas inscritas nesta modalidade, 96.086 confirmaram a inscrição (1,66% do total de candidatos confirmados).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!