NOTÍCIA

Políticas Públicas

Tecnologia educacional democrática precisa ser estratégia de Estado

Professor da Universidade Columbia, Paulo Blikstein alerta para a necessidade de políticas públicas que garantam infraestrutura a todos, mas também formação docente e a criação de um fórum nacional sobre o tema

Publicado em 22/06/2021

por Redação revista Educação

tecnologia-educacional Foto: Envato Elements

Ciente da urgência pelo debate da tecnologia educacional estar presente em políticas públicas, como internet para todos, o TLTL – Transformative Learning Technologies Lab da Universidade Columbia, EUA,  em parceria com o Todos pela Educação e o D3E (Dados para Debate Democrático da Educação), lançaram o Tecnologias para uma educação com equidade: novo horizonte para o Brasil.  O relatório  mostra como as práticas pedagógicas com suporte da tecnologia vão além do ensino remoto e abrangem todas as áreas do conhecimento.

Leia: Do low ao high tech: como alavancar a aprendizagem

Para os pesquisadores do estudo, apesar do Brasil ter projetos como o Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), que trouxe avanços para o debate, o país ainda trata a tecnologia educacional como um simples problema de conectividade e falta de equipamento. “É muito mais que isso. Hoje temos um ecossistema de oportunidades para ensinar e aprender que exige novas políticas de Estado, e sobretudo, uma visão radicalmente diferente de como abordar a questão”, afirma Paulo Blikstein, diretor do TLTL e professor da Universidade Columbia.

tecnologia educacional

Foto: Envato Elements

Documento de apoio

O país tem de estar preparado para lidar com as emergências e precisa articular ações em diversas frentes, defende o especialista.

“Tem de desenvolver estratégia nacional que garanta recursos e infraestrutura para todos. O relatório que apresentamos, baseado em pesquisas e exemplos nacionais e internacionais, identifica a necessidade de investir de forma articulada na formação dos professores, na proteção dos dados de alunos educadores, na infraestrutura”, diz Blikstein.

Para ele, esta estratégia pertence à coletividade e representa a visão de futuro do país. “Para que tenhamos uma estratégia nacional discutida de forma contínua e democrática pela sociedade, é necessário criar um fórum com representatividade nacional que priorize os interesses da educação pública, uma escola nacional articulada com universidades e com o terceiro setor e um laboratório de práticas que prepare gestores para a compreensão das tecnologias atuais e certifique tecnologias baseadas em evidências.”

Leia: Cátedra da USP: cidades médias impactam na qualidade educacional do país

Ampla participação da população

Segundo Blikstein, o National Education Technology Plan dos Estados Unidos e o Realising the Potential of Technology in Education da Inglaterra, podem servir como exemplos de políticas de Estado, sistêmicas, abertas e autoevolutivas. Ambas contam com ampla participação da sociedade, têm revisões periódicas e vão além da oferta de conectividade e equipamentos. Por exemplo, a estratégia inglesa explora desde habilidades digitais de estudantes até a formação de uma indústria edtech naquele país, passando por infraestrutura de segurança e pela oferta de serviços digitais do próprio departamento de educação.

A estratégia estadunidense em tecnologia educacional está em atualização em 2021 e convida, por exemplo, qualquer pessoa interessada a contribuir com o seu desenvolvimento. A última versão, de 2017, explora o potencial de aprendizado com tecnologias, reafirma a importância da equidade, acessibilidade e de eliminar o fosso digital. Além disso, temas como liderança, avaliação e preparação docente são abordados estrategicamente.

Há temas urgentes que devem ser tratados imediatamente. Para o professor, a conectividade, a oferta de conteúdo online e o erro de contar que a criança teria um celular pessoal para seguir o conteúdo e atividades educacionais são um deles. Entretanto, o que é urgente fazer não exime o governo e a sociedade do verdadeiro desafio de trazer a educação brasileira para o século XXI. Para isso, segundo o diretor do TLTL, o Brasil precisa de uma verdadeira colaboração nacional para a melhoria da qualidade da oferta e emprego de tecnologias na educação.

Leia também:

O uso da tecnologia não apenas como meio de transpor conteúdo

Estudantes brasileiros entre os melhores do mundo na robótica

Autor

Redação revista Educação


Leia Políticas Públicas

alfabetização

No mundo das palavras, nem todos têm acesso à alfabetização

+ Mais Informações
Educação

O que deputados e senadores têm proposto à educação

+ Mais Informações
CE - Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Educação, alvo estratégico da ultradireita na Câmara dos Deputados

+ Mais Informações
violência escolar

Combate à violência escolar: conheça o projeto da OAB de São José com...

+ Mais Informações

Mapa do Site